Como é feita a Avaliação Funcional do Movimento Humano?
O objetivo da Avaliação Funcional é ter critérios seguros para intervenção direta com o atleta, independente do nível de desempenho do mesmo. Os diversos testes funcionais conseguem ter relação de interdependência entre os diversos segmentos corporais e assim, através da rede de determinantes, propor intervenções mais seguras seja no aspecto preventivo ou curativo. A relação entre a capacidade dos sistemas corporais e a demanda imposta pelas cargas interna e externamente determinam a abordagem no atleta.
Depois da montagem do histórico do paciente, é aplicado um teste, onde ele é submetido a uma série de sete exercícios de movimentos padrões. São eles:
- agachamento profundo;
- passo sobre a barreira;
- avanço em linha ou afundo;
- elevação da perna estendida;
- mobilidade dos ombros;
- flexão dos braços com estabilidade do tronco
- estabilidade rotacional.
Em cada um desses movimentos diversos outros detalhes são observados para que se possa ter uma real noção da capacidade do aluno em realizá-los. São eles:
- estabilidade da lombar, core, pelve, joelhos e arco plantar;
- mobilidade glenoumeral, torácica, quadril e do tornozelo;
- dissociação de quadril;
- flexibilidade muscular e dinâmica;
- equilíbrio;
- ativação muscular;
- concentração e postura;
- amplitude do movimento.
Para cada etapa, e segundo os critérios acima, é montado um ranking com notas de 0 a 3, que são dadas de acordo com a facilidade ou dificuldade do observado em reproduzir o movimento. A partir desse ranking é montado o perfil de exercícios do aluno para que ele possa obter o máximo de rendimento na sua proposta e tenha diminuído o risco de lesões.
Após um período do teste, é recomendado ainda que o analisado passe por nova avaliação para identificar possíveis melhoras na condição física e/ou fazer novos ajustes em seu perfil de exercícios.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!