Cuidados durante a Avaliação Funcional


>






A avaliação dentro da Fisioterapia é muito importante para um bom resultado. A avaliação funcional de um paciente dentro da Fisioterapia, não só da área desportiva, requer alguns cuidados para que os resultados sejam potencializados.

Portanto, para se ter resultados fidedignos, é importante tomar alguns cuidados. Errar na avaliação funcional é algo imperdoável que criará problemas para você e o paciente.

Deixar o Aluno/paciente a vontade durante a avaliação

Cuidado com o que você fala para o aluno. Chegar na aula e dizer "hoje será só avaliação" é praticamente pedir para ser enganado.

Não leve o aluno a mal, ele não está querendo te passar para trás. O problema está no sentido mais comum da palavra "avaliação". Ela traz uma ideia de prova de escola. Pensando que existe "ir bem" ou "ir mal" na prova, os alunos ficam com vontade de tirar uma nota alta.

Ou seja, eles vão corrigir suas posturas e movimentos errados se souberem que estão sendo avaliados. Como resultado você terá uma falsa impressão de que ele não apresenta desvios posturais. Mas essa é uma condição induzida pelo próprio aluno que só vai te atrapalhar mais tarde.

O mesmo acontece com qualquer exercício. Os alunos começam a se preocupar com a qualidade de movimento quando estão sendo avaliados. Infelizmente, esse é o momento da aula em que queremos ver seus erros.

Respeite os limites do aluno

Nem sempre o aluno consegue fazer o exercício do protocolo de avaliação e isso é normal. Nunca force um aluno a continuar se ele está com dificuldade extrema. Só de ele não conseguir fazer aquilo você já conseguiu uma informação valiosa.

Mesmo em aulas de para pessoas saudáveis, você encontraria alunos incapazes de fazer alguns movimentos. Então imagine como isso será com alguém com dores, lesões ou uma patologia em alguma parte.

A dor é outro sinal importante que você sempre deve anotar na sua avaliação. O aluno relatou dor no ombro esquerdo enquanto fazia uma prancha? Anote, isso será importante mais tarde.

Se o paciente não conseguir fazer algum movimento da avaliação, existe a possibilidade de você estar exigindo demais daquele aluno com exercícios muito avançados. Tente adaptar os exercícios, facilitar um pouco ou escolher outros que sirvam o mesmo propósito. Temos um repertório infinito de movimentos do Treinamento Funcional para usar na avaliação.

Escolha o momento certo

Essa semana você percebeu que sua paciente com lesão no ombro está melhorando e resolveu avalia-la. Marcou a avaliação para a próxima segunda, foi lá e começou a avaliar. Mas deu uma hora de aula e você não conseguiu terminar, ou os exercícios acabaram antes do fim da aula. E agora?

Sem desespero, não precisamos fazer todos os exercícios da avaliação no mesmo dia ou um depois do outro. Caso o aluno não saiba que está num teste (que é o recomendado), você pode até colocar alguns exercícios misturados à aula normal ou em dias diferentes.

O que importa é ir anotando os resultados que obteve e depois analisar tudo em conjunto. Tome cuidado com o nível de cansaço do aluno. Deixando um exercício avançado da avaliação para o fim da aula talvez o corpo esteja fadigado demais para fazer.

Teste os resultados

Depois de um exercício podemos perceber uma falha motora, mas estarmos incertos quanto à causa. Calma que isso também é normal.

Nada te impede de adicionar um exercício para confirmar se era mesmo aquele o problema. Você também pode observar a região com dificuldades em outros exercícios da avaliação para ter certeza de que está certo.

10 cursos do Avaliação pelo preço de 1!

Para ter segurança de avaliar o seu aluno/paciente usando vários aspectos a serem analisados, eu recomendo um combo maravilhoso com 10 cursos de Avaliação com o preço de 1. Aproveite e clique aqui!

Se avaliação é um assunto que te interessa, tenha artigos gratuitos de avaliação de Fisioterapia. Clique aqui!

  • Kit 3 em 1: ebooks de fisioterapia hospitalar, testes ortopédicos e exercícios funcionais por R$ 39,90
  • Cursos e Ebooks de Fisioterapia
  • Drive Virtual com artigos Científicos

  • Cuidados durante a Avaliação Funcional Cuidados durante a Avaliação Funcional Revisado by Faça Fisioterapia on 12:28 Nota: 5