A principal causa de lesões do Joelho no Hiit








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre A principal causa de lesões do Joelho no Hiit. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




Os treinos de alta intensidade (HIIT) realmente trazem bons resultados, mas, como qualquer atividade física, pode provocar danos à saúde quando realizados de forma equivocada, exagerada ou sem orientação de um profissional qualificado.

O joelho é uma articulação que pode sofrer com a forma equivocada e exagerada da prática do Hiit.  Um dos fatores que trazem um pouco mais de preocupação para as lesões no joelho são o fato de que a lesão, na maioria dos casos, só é percebida quando se sente incômodo ou muita dor na articulação.

As mais comuns são o desgaste das cartilagens e dos meniscos, assim como as lesões nos tendões e nos ligamentos.

Os ligamentos são responsáveis por estabilizar a articulação, limitando alguns movimentos e mantendo os ossos no seu devido lugar. Quando falamos em lesões no joelho relacionadas aos ligamentos, estas podem ser de dois tipos:

Lesões de estiramento: na qual não há a ruptura do ligamento, mas ocorre um alongamento dos ligamentos além dos limites normais;

Ruptura do ligamento: nesses casos o alongamento se dá de tal forma que ocorre a ruptura do ligamento, ou este se rompe devido a uma causa mecânica ou externa.

A maioria das lesões ocorrem entre jogadores de futebol, vôlei, tênis e atletas que realizam a corrida devido à sobrecarga exercida sobre a articulação.

Lesões durante a corrida: é comum não nos preocuparmos com o tipo \de pisada no chão nem com os declives e o relevo do percurso da corrida. Por vezes procuramos lugares assim para dar adrenalina ao treino. Eis o perigo. Locais irregulares podem ocasionar tendinopatias;

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA): lesões no LCA podem ser decorrentes de corrida, entorses ou excesso de carga. Uma preocupação é que a recuperação é lenta e difícil, além de vir acompanhada de muita dor e inflamação;

Luxação patelar: ocorre quando a patela é deslocada da articulação, muito frequente em mulheres;

Lesão no menisco: o menisco é responsável por absorver os impactos. Exercícios com movimentos de giro podem ocasionar esse tipo de lesão.

Principais sintomas das Lesões no Joelho

A sintomatologia das lesões é bem comum. O que varia é a intensidade dos sintomas.

A dor e o inchaço são geralmente os primeiros a aparecer. Além de fortes dores musculares na região do joelho e nas regiões próximas, podem ocorrer em alguns casos os chamados espasmos musculares. Também é comum a rigidez na região.

A principal forma de prevenção para essas lesões não se firmarem é o tratamento de desequilíbrios neuromusculares ou fraqueza em certos grupos musculares, que são muitas vezes as raízes das dores que os pacientes relatam.

Os treinos de alta intensidade são ótimos para a saúde física e mental, mas se você não estiver tão condicionado quanto acredita, acaba imprimindo estresse excessivo no tecido mole e nas articulações.

Curso Prescrição do TREINAMENTO HIIT baseado em Evidências Científicas

O curso Prescrição do TREINAMENTO HIIT baseado em Evidências Científicas é destinado a Profissionais que desejam prescrever o TREINAMENTO HIIT com segurança e embasamento científico. Clique aqui e saiba mais!

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.