Importância do aquecimento para o Futebol
Muitas pessoas subestimam o aquecimento no futebol: além de prevenir lesões, prepara o corpo para a partida e está diretamente relacionado com o êxito da performance.
Fisiologicamente, o aquecimento, como o significado da própria palavra define, tem por objetivo "aquecer" o organismo. Esse aquecimento é acompanhado: do aumento do metabolismo; da melhor mobilização energética; do aumento da irrigação tecidual; do aumento da temperatura tecidual; do aumento da atividade enzimática aeróbia e anaeróbia; do aumento da resposta dos fusos musculares; do aumento da lubrificação articular; da redução do limiar de excitabilidade dos neurônios.
No aquecimento, essas adaptações fisiológicas devem acontecer concomitantemente às adaptações cognitivas, em que os atletas serão preparados para os problemas específicos da sessão e do jogo propriamente dito.
O aquecimento não deve, então, se focar apenas em preparar os músculos, mas em preparar o ser para agir seja no treino ou dentro da partida.
Quando aquecemos um grupo muscular, elevamos gradativamente a troca de substâncias metabólicas além de fortalecer as reações de oxigenação. Também melhora a composição sanguínea, modifica-se o estado funcional do sistema cardiovascular e respiratório.
Além disso, o aquecimento é fundamental para aumenta o desempenho no futebol porque:
- diminui o tempo de reação motora;
- refina a execução dos exercícios;
- melhora o nível de força, velocidade, agilidade, resistência;
- funciona como um "escudo" para evitar lesões;
- sobe a temperatura corporal;
- aumenta o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos músculos;
- alonga as articulações.
Enfim, o aquecimento prepara a sua "máquina" para todos as situações dentro do exercício físico. Separamos uma sequência simples de dois movimentos já pode fazer uma grande diferença no seu desempenho:
Exercício 01 – 4×1 (Bobinho)
Organize o time em quatro jogadores. O objetivo de ambos é manter a posse da bola pelo maior tempo possível. No meio, coloque uma pessoa que tenta roubá-la.
Exercício 02 – 3×3
Duas equipes de três jogadores disputam a posse de bola, sempre em movimento. Os jogadores devem deslocar-se constantemente pelo campo do jogo. Se a bola ou alguém parar, a equipe perde a posse. O time que conseguir trocar cinco passes sem interrupção marca um ponto.
Pro profissional de futebol, estar atualizado é sempre importante Por isso, vou indicar 2 cursos online bem completos, com abordagens bem interessantes sobre sistemas de jogo e treinamento técnico.
Curso 1 - Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!