5 alongamentos para evitar distensão dos Flexores do Quadril



Distensão é um estiramento ou ruptura de um músculo ou tendão. Os músculos flexores do quadril têm a função de flexionar a coxa, ou seja, trazê-la de encontro ao tronco. É uma dor na região superior e anterior da virilha, onde a coxa se encontra com a pélvis.

A distensão dos músculos flexores do quadril ocorre através do uso excessivo ou de uma solicitação brusca dos músculos que o auxiliam a flexionar o quadril ou a realizar chutes altos, principalmente quando esses músculos não estiverem aquecidos e bem alongados. Essa lesão ocorre em ciclistas, atletas que saltam e correm dando chutes altos, atletas que fazem o movimento de chutar exaustivamente e praticantes de lutas marciais.

O tratamento

• Aplicação de compressas de gelo na região acometida por 20 ou 30 minutos, sendo que a cada 8 minutos de gelo deve-se fazer uma pausa de 3 minutos. Pode ser feito a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça;

• Uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares prescritos pelo médico;

• Fisioterapia;

Enquanto a lesão não estiver recuperada, é importante mudar o esporte ou a atividade para uma que não agrave a condição. Por exemplo: nadar ao invés de correr ou andar de bicicleta.

Dependendo da origem da disfunção do quadril, diferentes intervenções podem ser utilizadas para o tratamento. Desde tratamento medicamentoso, até cirurgia, passando por exercícios e condutas para relaxamento, alongamento e reorganização postural são adotados por médicos, terapeutas e pacientes na tentativa de amenizar os sintomas e solucionar o problema.

A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir objetivos como analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc, e por isso, o tratamento não deve ser feito em casa e sem a supervisão de um profissional.

Como evitar a distensão dos músculos flexores do quadril?

A melhor maneira de evitá-la é realizando aquecimento e alongamento adequado antes de realizar as atividades físicas. Em caso de ciclistas, é importante regular o assento na altura correta.

Os alongamentos devem ter início aproximadamente duas semanas após a lesão e deve causar apenas um pequeno desconforto, não uma dor aguda. Os exercícios 3,4 e 5 devem ser iniciados quando a dor desaparecer.

1 - Alongamento do Flexor do Quadril

Ajoelhar sobre ambos os joelhos e colocar a perna boa à frente, com o pé firmemente apoiado no chão.

Dessa posição, inclinar o tronco para frente, tentando empurrar a pélvis em direção ao chão, enquanto, suavemente, arqueia as costas até sentir alongar a parte da frente do quadril.

Manter por 30 segundos e repetir 3 vezes.

2 - Alongamento do Quadríceps

Em pé, de cabeça erguida, manter o lado são do corpo junto à uma parede e apoiar a mão contra ela. Com a outra mão, segurar o tornozelo da perna lesionada e levar o calcanhar para cima, em direção à nádega.

Não arquear as costas.

Manter a posição por 30 a 60 segundos e repetir 3 vezes.

3 - Deslizamento do Calcanhar

Sentar com as costas eretas, sobre uma superfície firme e estender as pernas para frente.

Lentamente, deslizar o calcanhar da coxa lesionada em direção às nádegas, levando o joelho no sentido do tórax.

Retornar à posição inicial e repetir 10 vezes.

4 - Elevação Com a Perna Estendida  

Deitar com a perna do lado lesionado estendida e a sã dobrada com o pé apoiado no chão.  

Puxar os dedos do pé da perna lesionada em direção ao tronco, o máximo que puder.

Contrair os músculos da parte de cima da coxa e levantar a perna estendida, de 10 a 15 centímetros do chão.

Manter a posição de 3 a 5 segundos e, lentamente, abaixar a perna.

Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.

5 - Flexão do Quadril Com Resistência

Amarrar o Thera Band (faixa terapêutica) no pé de uma cama.

Em pé, de costas para a cama, prender a faixa no tornozelo. Levar a perna para frente, mantendo o joelho estendido e contraindo os músculos da parte da frente da coxa. Sem inclinar o tronco para frente.

Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.


É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


Tecnologia do Blogger.