Objetivos do Treinamento Funcional na Reabilitação Desportiva


O treinamento físico vem sofrendo mudanças profundas nos últimos anos, inclusive na reabilitação/recuperação de esportistas. Atividades como o treinamento funcional passaram a ser muito mais conhecidas pelo grande público e sua aplicação, se tornou mais comum em uma série de cenários.

Não é novidade que atletas requerem reabilitação de esporte-específico adicional para poder recuperar seu poder explosivo e capacidade funcional de retornar com segurança e eficazmente volta ao esporte.

Portanto, tornou-se importante para esportistas usarem exercícios funcional na  recuperação de lesões sérias num programa de reabilitação completa. Essa inclusão dos exercícios funcionais específicos do esporte com um profissional  antes de retornar para o campo jogando ou treinando faz com que haja um melhor recuperação. Estes exercícios são projetados exclusivamente para cada atleta e são projetados para imitar as habilidades que o atleta terá que executar quando volta ao esporte.

O treinamento funcional é flexível, ilimitado e integrado. Desta maneira,  visa o desenvolvimento de uma maneira muito mais generalizada. Nesta modalidade, "o corpo é tratado como um todo". Neste sentido, fica claro que temos aqui um método de treino amplo e que não se limita a apenas um objetivo. 

Muitos dos exercícios que podem ser utilizados em treinos funcionais específicos do esporte podem ser feitos no aquecimento, por exemplo, utilizando gestos motores ou situações de jogo do próprio esporte. É preciso que o treinador seja muito útil na criação de exercícios funcionais. Usando essa ideia dentro do tratamento de reabilitação, chegamos a dois objetivo que acredito que seja os primordiais do uso do treinamento funcional.

O primeiro objetivo é aumentar gradualmente a carga sobre a extremidade lesada para garantir que o membro machucado se curou completamente e é forte o suficiente para as demandas do esporte do atleta. O segundo é fornecer uma oportunidade para o atleta recuperar a confiança em cima da lesão.

Independentemente do nível do atleta, até mesmo no nível da reabilitação, o treinamento funcional deve constar e ser realizado no final de cada programa de reabilitação antes de devolver o atleta à plena concorrência. Esta formação irá garantir que a extremidade lesada é forte o suficiente para lidar com as demandas do esporte e que o atleta está confiante e mentalmente preparado retornar com segurança.

Para ter variedade de exercícios funcionais, você precisa conhecer o guia com 200 exercícios de Treinamento Funcional. Além desses exercícios, o guia ensina como a montar o treino de funcional de maneira perfeita. Clique aqui e conheça!

Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


Tecnologia do Blogger.