Fisioterapia na Coluna Lombar para Esportistas








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia na Coluna Lombar para Esportistas. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

 

Atletas de alto rendimento ou recreacionais podem, em algum momento da prática esportiva, se deparar com uma dor lombar forte (com ou sem irradiação pela perna) e após uma avaliação médica receber o diagnostico de Hérnia de disco lombar. Fim da carreira? Claro que não. Geralmente o tratamento com medicamentos, reabilitação com fisioterapia de qualidade e uma conversa básica para esclarecer os anseios e medos do paciente têm alta efetividade na resolução das dores e incapacidades geradas por uma "travada" nas costas.

Assista o nosso canal do Youtube

A incidência das lesões em alguns esportes como os que exigem atividades de impacto, que favorecem o desgaste articular gerando lesões degenerativas em um intervalo de tempo curto. O tempo de treinamento também é essencial para o acometimento destas lesões, pois os atletas mais experientes têm uma vulnerabilidade maior para aderi-las. Já nos esportes de contato as lesões predominantes são os traumas. Em cada modalidade há um fator determinante do local e tipo específico de lesões mais frequentes.

Em alguns (felizmente) poucos pacientes, o tratamento conservador não resolve totalmente o problema. Surgem sinais de alerta como perda de força progressiva nas pernas, dor desproporcional, alterações importantes na marcha e etc. Nesses casos, se faz necessário procedimento cirúrgico para reduzir o sofrimento do doente e prevenir complicações mais sérias. Geralmente a melhora na dor no pós-operatório é bem significativa, uma vez que a compressão gerada na raiz do nervo pela hérnia foi totalmente resolvida.

O fortalecimento da região muscular é fundamental para a recuperação de pacientes com dor nas costas e limitação de movimentos. Por isso,  a fisioterapia de coluna é o tratamento conservador mais adequado para esses tipos de padecimentos.

As ferramentas para esse processo são a terapia manual ortopédica, a cinesioterapia ou os movimentos e exercícios que são os "medicamentos" que o fisioterapeuta prescreve. Além disso, a importantíssima aliança terapêutica – conexão de confiança entre o paciente e o fisioterapeuta – são imprescindíveis para o sucesso dos nossos tratamentos. Para a alta, o fisioterapeuta dispõe de ferramentas de avaliação de função e performance para o retorno seguro do atleta ao seu esporte e, juntamente com o cirurgião, decidir pela alta.

Para a alta, o fisioterapeuta dispõe de ferramentas de avaliação de função e performance para o retorno seguro do atleta ao seu esporte e, juntamente com o cirurgião, decidir pela alta. É comum o encaminhamento de um esportista reabilitado a um professor de educação física para manutenção e prevenção de novas lesões.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro

  • Capacite-se para melhorar seu atendimento na Fisioterapia:
  • Workshop Bandagem Funcional Cinética
  • Eletrotermofototerapia - Curso com Prof. Dr. Thiago Fukuda
  • Combo Joelho e Quadril - Cursos Online
  • Curso Online de Fisioterapia Desportiva


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.