Cinesioterapia ajudando na coordenação motora de Atletas








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Cinesioterapia ajudando na coordenação motora de Atletas. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



A fisioterapia ajuda no fortalecimento muscular e a prescrição cinesioterapêutica é uma ferramenta base para o fisioterapeuta. Dentro da cinesioterapia, há os exercícios isométricos, que tem um papel importante no trabalho com atletas. O trabalho isométrico, aliado ao trabalho com movimento aparente pode fazer com que o atleta fique mais resistente a lesões, ou tenha uma certa potência muscular em um determinado ângulo do movimento.

A contração muscular sem a realização de movimento evita que as articulações sejam forçadas, o que, além de diminuir a sobrecarga articular, ainda desenvolve a resistência dos ligamentos e tendões, resultando assim no aumento da flexibilidade. Esses fatores tornam a isometria benéfica não somente para quem quer evitar lesões, mas também para quem está se recuperando.


Os exercícios isométricos fazerem parte da formação de qualquer fisioterapeuta, eles são apenas uma parte dos exercícios que podem ser usados na fisioterapia. Ainda assim são ótimos exercícios.

É uma ferramenta útil não só no tratamento de lesões, mas também no fortalecimento muscular de atletas e prevenção de lesões. Ela também é bastante útil para treinos de estabilidade articular, ideal para alguns esportes.

Para o tronco (abdômen e coluna), a isometria pode ser até mais eficientes do que exercícios que envolvam muito movimento articular. Como os músculos da coluna são projetados para manter o tronco erguido contra a ação da gravidade, movimentos amplos associados a grandes cargas podem ser prejudiciais, já que aumenta o risco de surgimento de hérnias de disco.

A prescrição cinesioterapêutica é uma ferramenta base para o fisioterapeuta, com o passar dos anos os profissionais foram dedicando e procurando por várias outras técnicas e deixando esta de lado, assim, esta ferramenta passou a ser prescrita de uma maneira equivocada por 90% dos profissionais.

O curso Exercício para Ganho de Força Muscular: Prescrição Terapêutica vem direcionar você estudante e profissionais a fazer uma prescrição com objetividade, organizando as variáveis, frequência, duração, intensidade e repouso, conforme os objetivos no qual você quer chegar com seu paciente. Clique aqui e saiba mais!

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.