Uso de Testes Funcionais em atletas








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Uso de Testes Funcionais em atletas. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




Testes Funcionais se baseiam na prescrição de exercícios para corrigir o movimento de atletas, sejam eles amadores ou profissionais, visando melhorar a performance esportiva com base na aplicação funcional adequada. Além disso, a técnica atua no aperfeiçoamento dos movimentos em prol de evitar que lesões possam vir a afetar os esportistas.

Os Testes Funcionais são indicados para atletas que desejam melhorar sua performance nos treinamentos da sua modalidade e estabilidade. Com base em análises de um fisioterapeuta e fisiologista, a correção de movimentos permite um maior aproveitamento, corrigindo assimetrias motoras.

Características que aumentam o risco de lesão:

•ADM reduzida
•Assimetria anatômica
•Estabilidade insuficiente do CORE
•Reduzido controle neuromuscular

Ademais, a técnica também pode ser aplicada como uma reabilitação motora para corrigir desequilíbrios corporais que muitas vezes são responsáveis pela recorrência de uma mesma lesão.


A avaliação de pré-temporada o caracterizada por uma série de testes escolhidos de acordo com a necessidade da equipe e d a modal idade esportiva, para averiguar as condições dos atletas antes do trei namento. O objetivo é avaliar a saúde e o nível de condicionamento dos atletas, e está correlacionado ao progra ma de prevenção de lesões. Atrav és da av aliação é possível detectar fatores biomecânicos que possam predispor o atleta a l esões musculoesqueléticas, podendo assim planejar um treinamento melhor para obter o melhor rendimento do atleta.

Estar preparado para as diversas demandas do dia a dia é fundamental para diminuir o risco de desenvolver qualquer tipo de compensações e lesões biomecânicas isoladas e os maiores beneficiados são todos aqueles que praticam algum nível de atividade física independente de seu desempenho sendo eles com ou sem deficiência. Com isso, o fisioterapeuta que sai da abordagem clínica da avaliação e busca avaliar de forma funcional, consegue elaborar estratégias mais eficazes a fim de retomar a função complexa do sistema corporal humano.

Você conhece os principais testes funcionais utilizados no esporte? Hop Tests, Lateral Step Down, Y Balance Test...? O ebook [Fisioterapia Esportiva] E-Book Testes Funcionais no Esporte  é baseado em evidências científicas, que vai te ajudar a avaliar seu atleta em qualquer situação: lesão, retorno ao esporte, avaliação pré-temporada ou programas preventivos. Clique aqui e saiba mais!

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.