Use o Treinamento em Suspensão na Fisioterapia Desportiva








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Use o Treinamento em Suspensão na Fisioterapia Desportiva. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



A Suspensão é uma forma de treinamento que une equilíbrio e coordenação motora a fim de garantir um melhor condicionamento físico tanto em alunos iniciantes quanto em alunos profissionais.

Os exercícios de suspensão trabalham com a  resistência corporal, equilíbrio e exigem uma grande força corporal do praticante. Vale ressaltar que exercícios em Suspensão não necessariamente executam movimentos acrobáticos ou invertidos.  O treino em suspensão está ganhando popularidade entre os praticantes de atividade física e claro, podem ser utilizados para prevenção de lesões dentro da Fisioterapia Desportiva. Por isso, esse post falará de 3 objetivos do Treinamento em Suspensão para Atletas.

1) É um ótimo trabalho de Core


Para o Fisioterapeuta que utiliza o Treinamento Funcional ou Pilates no seu trabalho de prevenção ou recuperação com atletas está cansado de saber sobre a importância do Core. É exatamente por esse motivo que o Treinamento Funcional utiliza tantos exercícios com foco no Core. Desde o agachamento até abdominais, todos ajudam a fortalecer e ativar a região.

Uma maneira interessante de ativar o Core é usando movimentos de base instável. Ao treinar o equilíbrio do seu aluno você o força a ativar essas musculaturas para manter a posição. E movimentos feitos no treino suspenso fornecem exatamente isso para a sua aula.

O Treinamento Funcional utiliza diversos acessórios para inserir alguma instabilidade nos seus exercícios: o Bosu, Fitball, balance pad e outros. Está na hora de incluir nessa lista as fitas de suspensão. Através delas seu aluno fará um exercício com instabilidade que pode ser adaptado para qualquer nível.

Durante um movimento o corpo utiliza as musculaturas do Core para manter seu centro de gravidade sob controle. Em movimentos instáveis, como os do treinamento suspenso, o centro de gravidade é deslocado. Dessa maneira conseguimos forçar a ativação do Core para manter a postura e posição ereta durante o exercício.

Essa ativação acontece em todos os exercícios do treinamento suspenso. Por sua eficiência no fortalecimento de Core, a fita de suspensão foi introduzida até na reabilitação.

2) Ajuda a Melhorar o Equilíbrio

Já tentou fazer uma prancha com os pés suspensos pela fita de suspensão? Se a resposta foi sim tenho certeza que você entende como o treinamento suspenso contribui para o equilíbrio.

A instabilidade está sempre presente nesses exercícios. Além de fortalecer o Core, essa característica também ajuda seu aluno a ficar mais equilibrado. Ele aprende a controlar o corpo e a postura durante os exercícios aos poucos, tornando-se cada vez melhor nesse tipo de movimento.

Lembrando que o exercício não precisa ser extremamente desafiante se o seu aluno for iniciante. Você pode começar com uma base mais estável e uma menor resistência na musculatura.

Não exija demais do seu aluno antes que ele esteja preparado para executar o movimento. Eventualmente ele começará a evoluir e conseguirá realizar exercícios com uma base bastante instável.

Por existir essa possibilidade de facilitar os exercícios no treino suspenso ele é também uma boa maneira de preparar seus alunos. Peguemos o exemplo de um aluno que tem dificuldade para realizar um exercício na Fitball, por exemplo. Para prepara-lo você pode utilizar o mesmo movimento na fita de suspensão, mas feito de maneira facilitada.

Assim o praticante consegue se acostumar à instabilidade moderada da fita de suspensão. Depois ele consegue evoluir para movimentos mais avançados em outros acessórios ou até na própria fita.

3) Ajuda a Melhorar a Postura

De certa maneira, esse motivo está relacionado ao resultado dos dois tópicos anteriores. Ao fortalecer o Core seu aluno está mais preparado para estabilizar a coluna durante os movimentos.

Precisamos sempre lembrar que não existe uma postura estática. Ela deve ser mantida durante todos os movimentos realizados no dia-a-dia, e a única maneira de fazer isso é com um Core bem ativado.

Na verdade, a fraqueza do Core está por trás de diversos problemas posturais.

Outro fator que auxilia na manutenção da postura é a instabilidade gerada pelo treinamento suspenso. Você sabe qual é o grande desafio dos alunos durante esses exercícios? Manter a coluna ereta sem realizar compensações.

Com eles conseguimos descobrir quais são as principais compensações que estão afetando os movimentos do aluno e corrigi-las. Isso vale para qualquer movimento, desde um agachamento até uma prancha em suspensão.

Use a fita de suspensão nas suas aulas como aliada para corrigir os problemas posturais. Sabemos que a vida sedentária levada por boa parte dos alunos é um vilão que causa cada vez mais problemas e dores na coluna. Se realmente queremos ajuda-los devemos lembrar sempre da postura.

Concluindo...

No caso dos atletas, o treino suspenso é bastante exigente em questões como coordenação motora, força e flexibilidade. Os movimentos realizados no equipamento envolvem diversas articulações e geralmente são realizados em todos os planos. Assim, exigimos mais do sistema nervoso que consegue aprimorar sua coordenação.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.