Conheça os benefícios da bandagem adesiva usada no esporte








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Conheça os benefícios da bandagem adesiva usada no esporte. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




O Kinesio Taping é uma técnica específica de aplicação sobre e nas adjacências dos músculos para prover suporte articular, normalizar contrações musculares e auxiliar a circulação

A bandagem tem como principal função promover o posicionamento funcional de articulações ou de tecidos por meio das fitas adesivas. O acessório também pode ter ação analgésica, mas isso dependerá do tipo de aplicação e da causa do problema. Para conseguir os efeitos desejados, essas bandagens devem ser aplicadas por especialistas familiarizados com a técnica.

Existem três tipos de bandagens:

1. Esportiva (Athletic Taping) - indicada para lesões agudas e prevenção de lesões, sem benefícios de reabilitação.

2. Biomecânica (McConnell Taping) - usada para promover alinhamento biomecânico de tecidos e articulações para reeducação neuromuscular durante o tratamento fisioterapêutico ou nas atividades do dia a dia.

3. Neuromuscular (Kinesio Taping) - técnica específica de aplicação sobre e nas adjacências dos músculos para prover suporte articular, normalizar contrações musculares e auxiliar na circulação. As bandagens podem atuar no alinhamento articular e muscular, na facilitação sensorial ou até mesmo como placebo. Tudo ainda é pouco claro e muito debatido. Mas o que se observa é uma melhora clínica da função e da dor. Porém, ele ressalta que a técnica não substitui os tratamentos musculoesqueléticos tradicionais.

Normalmente usado em casos de desconforto provocado por pequenas lesões ou disfunções de movimento, os especialistas afirmam que é necessária uma avaliação prévia para que o Kinesio Taping seja aplicado. No caso de um estiramento, por exemplo, para evitar que o músculo se lesione ainda mais, coloca-se a bandagem de forma longitudinal em relação ao músculo, passando pela lesão e gerando uma tensão elástica. De qualquer modo, ainda que a bandagem não trate a lesão, ela proporciona um suporte à região e ajuda o corredor a ajustar o movimento para que não gere mais dor ou piore a lesão.
  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.