Diagnóstico precoce é essencial na recuperação de lesões no ombro de praticantes de esportes


>




As dores no ombro têm se tornado um problema comum entre os amantes do esporte, principalmente entre os jogadores de modalidades como, vôlei, basquete, tênis e natação. Por ser a articulação de maior mobilidade do corpo humano, o ombro torna-se mais vulnerável a lesões. Segundo o médico ortopedista do Hospital Samaritano, de São Paulo, Nemi Sabeh Junior um dos problemas mais frequentes são as lesões do manguito rotador.

— O manguito rotador é formado por um conjunto de músculos que permitem os movimentos e estabilidade do ombro. Sua lesão pode ocorrer devido à degeneração ligamentar, traumatismo e pelo uso excessivo da articulação, ou seja, através de atividades realizadas com as mãos acima da cabeça — explica Sabeh Junior.

O especialista explica que a dor no ombro é o sintoma principal, ocorrendo durante as atividades que exigem a elevação do membro superior e no período noturno.

— Dentre as fases de evolução da doença podem ocorrer edemas, fibroses, inflamações e até mesmo a ruptura do tendão em casos mais graves. O seu tratamento consiste em retorno precoce a atividade, alivio da dor e força. Após o controle da dor e da melhora da mobilidade a fisioterapia na fase precoce é o principal tratamento. A cirurgia é algumas vezes necessária, quando a lesão é particularmente grave, — ressalta.

Sabeh Junior aconselha que aos primeiros sinais de dor, edema e, principalmente, perda da amplitude de movimento deve-se buscar uma avaliação médica com um ortopedista, que encaminhará o paciente para um serviço de fisioterapia caso seja realmente necessário.

— Uma detecção precoce pode ser fator crucial na reabilitação do paciente — destaca.

Diagnóstico precoce é essencial na recuperação de lesões no ombro de praticantes de esportes Diagnóstico precoce é essencial na recuperação de lesões no ombro de praticantes de esportes Revisado by Faça Fisioterapia on 07:23 Nota: 5