Atletas e a Fisioterapia Respiratória








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Atletas e a Fisioterapia Respiratória. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


Se existe um grupo de indivíduos que tira benefícios concretos e imediatos da fisioterapia respiratória, esse grupo é o dos atletas. As vantagens que os exercícios respiratórios e o Treinamento da Musculatura Inspiratória trazem para a prática de esportes são inúmeras.

Estudos mostram que, dentre os principais resultados significativos apresentados para esportistas profissionais que adotam essas práticas, se destacam a melhora geral no desempenho; a redução da sensação de esforço e cansaço; maior resistência e força dos músculos inspiratórios; aumento da capacidade de retomada.

Já é sabido que a musculatura inspiratória de uma pessoa, assim como qualquer outra de seu corpo, pode ser treinada, proporcionando qualidade de vida, saúde e ganho de desempenho físico. É possível perceber os benefícios do fortalecimento da musculatura inspiratória em poucas semanas de rotina de exercícios.

Para os atletas, isso significa o ganho de desempenho. Há evidências de que, durante a prática de exercícios, ocorrem alterações significantes na distribuição do fluxo sanguíneo no corpo humano, principalmente desviando fluxo sanguíneo da musculatura locomotora para a musculatura respiratória.

Ao praticar atividades físicas, as células consomem mais oxigênio e produzem mais gás carbônico. Para eliminar esse excesso de CO2, a pessoa precisa respirar mais vezes, sobrecarregando o sistema respiratório e levando os principais músculos inspiratórios à fadiga.

Nesse momento de exaustão e fadiga muscular, ocorre o disparo de um comando nervoso para que a pessoa diminua o ritmo dos exercícios até chegar ao limite do stress, momento em que é forçado a parar definitivamente, prejudicando a performance.

Quando a musculatura respiratória passa por um programa de treinamento, torna-se mais forte e resistente à fadiga, retardando o disparo desse comando e, consequentemente, e proporcionando ganho de performance. O fortalecimento dos músculos da respiração mostra resultados altamente satisfatórios para esportistas que realizam a prática de ciclismo, natação, corrida, triatlo, fitness, remo, futebol, rúgbi e tênis, dentre outros. Alguns dos exercitadores mais recomendados são o Respiron e o Shaker, fabricados pela NCS do Brasil.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.