Alternância de imersões em água fria e quente para recuperação de atletas


>



Uma séria de mecanismos são discutidos para justificar os méritos e direcionar futuras pesquisas reportadas. A alternancia do tratamento com água quente e fria tem sido usada na aplicação clinica para ajudar nas lesões agudas do esporte e nos propósitos reabilitativos. Porém, evidencias subjugadas anedóticas para a inclusão no método de recuperação pos exercícios. Muitos técnicos, treinadores e atletas estão usando o tratamento por alternância em água quente e fria como meio para recuperação pos exercício.

 Métodos:

A procura literária foi executada usando SportDiscus, medline e sites de ciência usando como palavra chave recovery, muscle fatigue, cryotrerapy, thermotherapy, hydrotherapy, contrast water immersion and training.

Resultados:

Os efeitos fisiológicos do banho de contraste em água quente e fria para tratamento das lesões tem sido bem documentados, mas a razão fisiológica para alcançar a recuperação que é menos conhecida. Muitas evidencias experimentais sugestionam que a imersão em água quente e fria ajuda a reduzir os danos na fase aguda da lesão, pela vasodilatação e vasoconstrição assim estimulando o fluxo sanguíneo isto reduz o inchaço. Esta ação desvia a causa sanguínea pela vasocontrição e pela vasodilatação podendo ser um dos mecanismos para remover metabolitos, reparando os músculos exercitados e diminuindo a velocidade do processo metabólico.

Conclusão:

Até hoje existem poucos estudos que tem enfoque na efetividade do tratamento da imersão na água quente e fria pos exercícios. Mais pesquisas são necessárias antes das conclusões sejam tomadas se a alternância da imersão em água quente e fria melhora a recuperação e a influencia das mudanças fisiológicas que caracterizam a recuperação pos exercícios.

Fonte: Darryl J. Cochrane, 22/1/2004

Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment