Importância do aquecimento para o Futebol








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Importância do aquecimento para o Futebol. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



Muitas pessoas subestimam o aquecimento no futebol: além de prevenir lesões, prepara o corpo para a partida e está diretamente relacionado com o êxito da performance.

Fisiologicamente, o aquecimento, como o significado da própria palavra define, tem por objetivo "aquecer" o organismo. Esse aquecimento é acompanhado: do aumento do metabolismo; da melhor mobilização energética; do aumento da irrigação tecidual; do aumento da temperatura tecidual; do aumento da atividade enzimática aeróbia e anaeróbia; do aumento da resposta dos fusos musculares; do aumento da lubrificação articular; da redução do limiar de excitabilidade dos neurônios.

No aquecimento, essas adaptações fisiológicas devem acontecer concomitantemente às adaptações cognitivas, em que os atletas serão preparados para os problemas específicos da sessão e do jogo propriamente dito.


O aquecimento não deve, então, se focar apenas em preparar os músculos, mas em preparar o ser para agir seja no treino ou dentro da partida.

Quando aquecemos um grupo muscular, elevamos gradativamente a troca de substâncias metabólicas além de fortalecer as reações de oxigenação. Também melhora a composição sanguínea, modifica-se o estado funcional do sistema cardiovascular e respiratório.

Além disso, o aquecimento é fundamental para aumenta o desempenho no futebol porque:

  • diminui  o tempo de reação motora;
  • refina a execução dos exercícios;
  • melhora o nível de força, velocidade, agilidade, resistência;
  • funciona como um "escudo" para evitar lesões;
  • sobe a temperatura corporal;
  • aumenta o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos músculos;
  • alonga as articulações.

Enfim, o aquecimento prepara a sua "máquina" para todos as situações dentro do exercício físico. Separamos uma sequência simples de dois movimentos já pode fazer uma grande diferença no seu desempenho:

Exercício 01 – 4×1 (Bobinho)

Organize o time em quatro jogadores. O objetivo de ambos é manter a posse da bola pelo maior tempo possível. No meio, coloque uma pessoa que tenta roubá-la.

Exercício 02 – 3×3

Duas equipes de três jogadores disputam a posse de bola, sempre em movimento. Os jogadores devem deslocar-se constantemente pelo campo do jogo. Se a bola ou alguém parar, a equipe perde a posse. O time que conseguir trocar cinco passes sem interrupção marca um ponto.

Pro profissional de futebol, estar atualizado é sempre importante Por isso, vou indicar 2 cursos online bem completos, com abordagens bem interessantes sobre sistemas de jogo e treinamento técnico.

Curso 1 - Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol

Curso 100% online em vídeo, com amplo embasamento teórico e indicação prática, onde coloquei meus conhecimentos adquiridos em mais de 20 anos de atuação em clubes profissionais, categorias de base, escolas de futebol, e muito estudo sobre o futebol em universidades e pesquisas. Clique aqui!


No curso Formação em Futebol 1.0 você vai aprender todos os aspectos que envolvem o treinamento de futebol. Serão abordados temas que vão da preparação física ao treinamento tático. A postura, a conduta e o perfil do profissional que quer atuar no futebol também é tema desse incrível curso. Clique aqui!

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.