Lesões na mão no esporte


>



http://www.mulheraovolante.com.br/thumb.php?p=5&f=1249501628.jpg

Grande parte dos esportes tem a MÃO como instrumento para a prática. A mão é uma das partes mais exposta e vulnerável do corpo humano. Dados estatísticos comprovam que cerca de ¼ das lesões esportivas atingem a mão ou o punho. Algumas mais mais comuns são:

AVULSÃO DE TENDÃO FLEXOR PROFUNDO DOS DEDOS

É uma lesão geralmente encontrada nos atletas praticantes de judô e jiu-jitsu e também no rúgbi e futebol americano, freqüentemente não diagnosticadas de imediato. Ocorre durante a extensão forçada do dedo na máxima contração do músculo flexor profundo, como, por exemplo, quando o atleta agarra a camisa do outro. Isso ocasiona arrancamento do tendão flexor profundo dos dedos da sua inserção, na base da falange distal, podendo ou não haver fratura associada da falange distal.

FRATURA DO BOXER

As fraturas do colo do quinto metacarpiano são conhecidas como a fratura do “boxer”, na qual o desvio volar do fragmento distal é causado pelo impacto direto do punho fechado, como em um soco no boxe.

LESÃO DO PUNHO NO TÊNIS

Na região do punho existe uma estrutura triangular conhecida como ”o menisco do punho”, que é a fibrocartilagem triangular. Ela conecta os ossos do antebraço (rádio e ulna) ao punho com importante função de estabilização no movimento de rotação e amortecendo a força de preensão.

NEURITE DO CICLISTA

Os ciclistas adeptos de longo percurso podem apresentar formigamento nos dedos, especialmente no anular e mínimo. Isto ocorre, pois a mão apoiada em extensão sobre o guidão deixa o nervo ulnar exposto á compressão ao nível do punho. É importante encorajar o ciclista a alterar a posição da mão para evitar compressão crônica.

Fonte
Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment