Utilize a isometria para prevenir lesões no esporte




O exercício isométrico tem sido bastante usado por ser um exercício menos perigoso para as articulações. A contração muscular sem a realização de movimento evita que as articulações sejam forçadas, o que, além de diminuir a sobrecarga articular, ainda desenvolve a resistência dos ligamentos e tendões, resultando assim no aumento da flexibilidade. Esses fatores tornam a isometria benéfica não somente para quem quer evitar lesões, mas também para quem está se recuperando.

Apesar de exercícios isométricos fazerem parte da formação de qualquer fisioterapeuta, eles são apenas uma parte dos exercícios que podem ser usados na fisioterapia. Ainda assim são ótimos exercícios.

A fisioterapia isométrica é uma ferramenta útil não só no tratamento de lesões, mas também no fortalecimento muscular de atletas e prevenção de lesões. Ela também é bastante útil para treinos de estabilidade articular, ideal para alguns esportes.

Para o tronco (abdômen e coluna),  a fisioterapia isométrica pode ser até mais eficientes do que exercícios que envolvam muito movimento articular. Como os músculos da coluna são projetados para manter o tronco erguido contra a ação da gravidade, movimentos amplos associados a grandes cargas podem ser prejudiciais, já que aumenta o risco de surgimento de hérnias de disco.

A isometria não é para todos. Além de crianças, idosos, sedentários e fumantes, os exercícios também não são muito recomendados para hipertensos. O aumento da resistência vascular periférica de forma generalizada resulta no aumento da pressão sanguínea, o que gera uma sobrecarga de pressão no coração e pode ser perigoso.

95 exercícios de pranchas e esfinges:

Neste breve guia ilustrado, você terá acesso a 95 exercícios de pranchas e esfinges, utilizados no tratamento, prevenção e fortalecimento da musculatura do core assim como do corpo todo.



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro
  • Receba postagens no Whatsapp



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.