Fisioterapia Desportiva e as bandagens funcionais








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia Desportiva e as bandagens funcionais. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




Um dos grandes motivos do crescimento da Fisioterapia Desportiva foi a  necessidade de aumentar a duração dos atletas, a maior indicação terapêutica de atividade física e o próprio aumento do número de pessoas que querem usufruir seus benefícios fazem com que aspectos preventivos devam ser encarados como prioridade cada vez maior pelos profissionais da área da fisioterapia desportiva. O que para muitos essa área da fisioterapia é apenas uma intervenção indicada no processo de reabilitação de lesões sofridas pelo atleta. Porém, a fisioterapia desportiva, dedica-se não somente ao tratamento do atleta lesado, mas também a adoção de medidas preventivas a fim de reduzir a ocorrência de lesões.

Sendo assim, o trabalho preventivo deve ser delineado de maneira eficaz com base no levantamento dos fatores de riscos das lesões referentes à modalidade esportiva específica, com o objetivo de que menos lesões venham ocorrer durante as atividades desportivas.

E junto com esse trabalho preventivo surgiram técnicas dentro da Fisioterapia que facilitam esse trabalho, como a Bandagem Funcional.


As bandagens podem servir ainda para estabilizar e proteger uma articulação já sensível por uma lesão prévia. Ela funciona como uma imobilização da área comprometida e, ao comprimir, ainda pode ajudar a nutrir e fortalecer o local.  Quando é usada no sentido da origem do músculo para a parte final, a bandagem pode tonificar o músculo, diminuindo a sensação de fraqueza e aumentando a potência da estrutura. No sentido contrário, pode ajudar no relaxamento muscular e no alívio de dores.

O trabalho de um fisioterapeuta desportivo torna-se diferente dos outros, pois seu trabalho exige rapidez e efetividade. Isso porque a maioria das vezes, o profissional irá atuar no momento em que o atleta estiver em ação durante a partida de voleibol, pois o atleta mais do que qualquer outra pessoa, precisará executar todas as funções do seu corpo, bem como músculos, ossos e articulações no máximo de potência e amplitude para executar perfeitamente todos os seus movimentos.

O Kinesio Taping é uma técnica específica de aplicação sobre e nas adjacências dos músculos para prover suporte articular, normalizar contrações musculares e auxiliar a circulação. E é de fundamental importância que o Fisioterapeuta que trabalha om Esporte ou prevenção esteja familiarizado com ela.  E por isso vou te dar uma dica que é imperdível.

O Curso de Bandagem NeuroMuscular Funcional é um curso de METODOLOGIA INOVADORA com abordagem diferenciada de todos os curso da técnica de bandagem existente no mercado.

E isso se acontece porque a metodologia do curso inclui ideias de cadeias musculares, globalidade da Osteopatia e estabilização segmentar e global... fazendo de nossa metodologia com as Bandagens uma maneira ÚNICA no segmento.

Isso leva a uma melhora significativa na qualidade dos resultados, além de estratégias terapêuticas para aumentar a efetividade do tratamento/prevenção, elevar os resultados financeiro com um atendimento rápido e "simples".



Depois de clicar e saber como funciona o curso, tenho certeza de que o seu conhecimento profissional mudará. É uma ótima forma de se atualizar e aprender mais sobre essa técnica que pode ajudar muito no dia a dia do Fisioterapeuta.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.