Fisioterapia no Futsal








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia no Futsal. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

http://www.ucpel.edu.br/htmlarea/midia/images/portal/noticias/25925042011112839.jpg

O Futsal é um esporte muito rápido, com muitas mudanças de direções em um curto espaço, isso faz com que o contato seja inevitável e que além das lesões a
traumáticas também ocorram muitas lesões por traumas diretos.


As lesões que ocorrem nesse esporte estão relacionadas a fatores de risco que podem ser classificados em Fatores de risco Intrínsecos e Extrínsecos.

Fatores Intrínsecos: São aqueles que pertencem ao próprio indivíduo, como idade, gênero, déficit de flexibilidade e/ou força muscular, lesão prévia, déficit de controle neuromuscular (propriocepção), entre outras.

Fatores Extrínsecos: São fatores que não pertencem diretamente ao indivíduo como tipo de quadra, calçado esportivo, carga de treinamento, biomecânica do gesto esportivo, etc.

A necessidade de se obter resultados rápidos e eficientes no esporte tem feito com que a fisioterapia esportiva se desenvolva cada vez mais. Este desenvolvimento técnico cientifico tem beneficiado também aqueles que não são profissionais do esporte. Na fase de recuperação o fisioterapeuta trabalha a amplitude do movimento articular, a força muscular, o equilíbrio e a coordenação, a autoconfiança do paciente e o retorno gradual e progressivo as atividades esportivas.

Geralmente as lesões no esporte estão relacionadas à falta de condicionamento físico e a traumas diretos. Essas lesões variam de acordo com a modalidade esportiva.

Os locais que mais sofrem com as lesões no futsal são os membros inferiores, acometendo com maior freqüência as coxas, joelhos e tornozelos. Dentre as lesões mais comuns se destacam lesões musculares que freqüentemente afetam os músculos: Isquiotibiais (mais comum), adutores, Quadríceps (principalmente o músculo Reto Femoral) e pouco menos comum o músculo Tríceps Sural. As lesões articulares também são muito vistas no Futsal, principalmente as entorses de tornozelo e joelho, respectivamente.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.