Fisioterapia na futebol








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia na futebol. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


O futebol é a modalidade esportiva mais praticada no mundo. O futebol arte vem sendo substituído pelo futebol força, resultando em estresse físico e psicológico dos atletas. Por ser uma modalidade de exigências múltiplas acerca do corpo, o risco de lesões é muito grande, por ser de alta competitividade e de grande contato físico. Essa questão é ainda mais preocupante quando envolve atletas jovens com o sistema osteomioarticular em desenvolvimento. Considerando essa realidade, o futebol em ''em alguns clubes'' do Brasil é um dos esportes que mais investe em medicina esportiva (preparadores físicos, fisiologistas, fisioterapeutas, médicos, nutricionista, psicólogo), porém em contrapartida a esses avanços, temos o excesso de jogos e treinamentos que colocam os atletas nos limites de ocorrência de lesões.

A Fisioterapia Desportiva é uma especialização da fisioterapia que trabalha na prevenção e reabilitação do atleta acometido por lesão relacionada a sua prática desportiva ,ou seja,  dedica-se não somente ao tratamento do atleta lesado, mas também, à adoção de medidas preventivas, a fim de reduzir a ocorrência de lesões.

Como aspectos preventivos, temos os intrínsecos (relacionados ao atleta) como biótipo do atleta,  a presença de lesões prévias, as capacidades físicas desenvolvidas, a presença de alterações corporais. Os desequilíbrios musculares presentes, são tão importantes nesta análise quanto os extrínsecos (relacionados ao esporte), por exemplo: tipo de esporte, material utilizado, tipos de campo (solo), quantidade e qualidade de treinamento ministrado. Atualmente, o repouso, é uma das medidas preventivas bem observadas e utilizadas pela fisioterapia pois quando em pouca quantidade ou inexistente, pode gerar lesões por uso excessivo, o "over use".Quando pela ausência de atividades direcionadas pode gerar instabilidade muscular e articular.

Uma avaliação física, com o intuito de identificar áreas com maior suscetibilidade a lesões; elaboração de um programa preventivo (treinamento proprioceptivo) e de estratégias para a otimização do desempenho, realizado por uma equipe multidisciplinar, é de extrema importância para um melhor seleção , qualificação e futuro rendimento do atleta. Além disso, devemos educar e ou reeducar o atleta sobre a importância do auto conhecimento,  assim reconhecer o próprio corpo e seus limites (conexão corpo/ mente)  no treinamento diário, evitando  assim  a probabilidade de uma lesão e estando melhor preparado para o  caso a mesma ocorra.

Acreditamos também que organizar , quantificar e qualificar um trabalho de treinamento é a melhor forma para que a equipe multidisciplinar de futebol fale a mesma línguagem visando identificar fatores de risco no cronograma de treino, prevenindo perdas de atletas em atividade na pré temporada e na temporada.

Em conclusão, podemos afirmar a importância da fisioterapia desportiva preventiva, assim como a integração entre equipes multidiciplinares, como fatores preponderantes extremante essenciais para a resposta positiva nos objetivos de um clube que deseja alcançar o ápice: "a vitória"!.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.