Prevenção de lesões com o Treinamento Funcional








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Prevenção de lesões com o Treinamento Funcional. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




Treinamento Funcional  visa melhorar a capacidade das diversas funções do indivíduo e tem por objetivo trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à vida diária. Mas o que o Treinamento Funcional pode ajudar na prevenção de lesões?

Qualquer um que pratique exercícios físicos sabe que corre riscos de sofrer lesões. E isso é algo realmente comum para atletas, tanto profissionais quanto amadores.

Sofrer uma lesão não é legal. Por causa de lesões, o praticante tem que se afastar da atividade porque a dor prejudica o movimento, Assim sendo, ela tem que passar por um processo de reabilitação que pode ser longo. O ideal é evitar que isso aconteça, atuando na prevenção de lesões, de acordo com a atividade exercida.

Embora o Treinamento Funcional possa ser uma maneira muito eficiente para que um atleta evite acabar lesionado, ele também pode servir para a prevenção e até para a recuperação para a volta da atividade.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que uma avaliação funcional vai ser muito importante para o uso do Treinamento Funcional na prevenção de lesões. Quando um aluno lesionado nos procura para reabilitação, devemos fazer uma análise de todos os desequilíbrios e compensações musculares que ele apresenta.

É provável que foram justamente esses desequilíbrios que levaram ao problema em primeiro lugar. Portanto, eles devem ser corrigidos durante a reabilitação, para que ela seja eficiente. E por que não os corrigi-los antes mesmo que alguém se machuque?

Entendeu porque o fortalecimento global gerado pelos exercícios do Treinamento Funcional se torna um aliado? Eles incentivam a sensibilidade proprioceptiva do atleta, fazendo com que ele consiga reagir de maneiras melhores aos estímulos externos e manter uma postura mais adequada durante o movimento, além de ter musculaturas fortalecidas.

E as pessoas que não são atletas também podem usufruir desses benefícios! Não é preciso ser um atleta para se lesionar, ou você por acaso nunca atendeu alguém dizendo que deu "mau jeito" na perna quando foi abaixar para pegar alguma coisa?

O treinamento funcional procura justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.

Os praticantes do Treinamento Funcional terão uma probabilidade bem menor de sofrer com isso. Seus movimentos são mais funcionais, fazendo com que compensam menos e, consequentemente se machuque menos.

No caso específico de atletas, o ideal é usar um treinamento específico para sua modalidade tentando prevenir as lesões mais comuns.

Saiba mais sobre Treinamento Funcional:



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.