Principais lesões no Futebol








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Principais lesões no Futebol. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



O futebol é o esporte mais popular do mundo. Estima-se que aproximadamente de 265 milhões de pessoas praticam o esporte com regularidade, representando 4% da população. Além disso, a FIFA representa 209 nações associadas em todo o mundo. Ou seja, mais do que a própria organização das Nações Unidas.

Principais lesões no futebol

Músculos e tendões

Cargas repetitivas e prolongadas são fatores responsáveis pelo desenvolvimento da tendinopatia. Outros fatores que aumentam a tensão local do tendão são o encurtamento ou desbalanço muscular, a restrição da amplitude de movimento como um todo e o mau alinhamento do membro inferior.

As lesões musculares são comuns nos membros inferiores e em mais de 90% ocorrem por estiramento excessivo das fibras ou contusão durante o treino ou competição. As lesões mais comuns são representadas pelos: músculo quadríceps, 32%; músculos isquiotibiais, 28%; músculos adutores, 19%; gastrocnêmios, 12%.

Apesar da frequência elevada destas lesões, ainda há poucos estudos sobre os eventos envolvidos e o conhecimento da fisiologia muscular é necessário para o tratamento.

Lesão ligamentar do joelho

A lesão relacionada ao joelho mais comum diz respeito ao ligamento colateral medial e aos meniscos. Contudo, a lesão de maior gravidade do joelho está relacionada ao ligamento cruzado anterior. Embora grave, considerando-se o tempo de afastamento, dor, disfunção e custos com o tratamento, a lesão do ligamento cruzado anterior não é "epidêmica". A incidência de lesão mensurada pela NCAA varia de 0.02 a 0.33 por 1000 atletas-expostos.

O mecanismo de lesão mais frequente é o trauma torcional. O quadro clínico na lesão aguda é caracterizado por dor e derrame articular. A instabilidade, referida pelo paciente como um "falseio", é quase sempre incompatível com a prática da maioria dos esportes.

Entorse do tornozelo

Lesões ligamentares do tornozelo são descritas pela literatura como as lesões mais comuns, independente do tipo de exposição (treinamento ou competição)

As entorses do tornozelo representam aproximadamente 80% das lesões que atingem o tornozelo e o pé, sendo que as entorses em inversão correspondem a 85% deste total.

O ligamento mais frequentemente lesionado na torção do tornozelo é o fíbulo-talar anterior. Este ligamento é o principal estabilizador lateral do tornozelo. As entorses laterais do tornozelo geralmente ocorrem pelo movimento de supinação exagerado, geralmente durante a aterrissagem do atleta após um salto sobre o pé de outro jogador, ou em uma superfície irregular.

Medidas preventivas no futebol

A prevenção de lesões no futebol envolve uma série de medidas, incluindo:

  • Correção das fraquezas e desequilíbrios musculares
  • Adequação do equipamento esportivo (chuteira e caneleira)
  • Adequação da carga de treino
  • Monitoramento do retorno esportivo
  • Reconhecimento precoce de lesões


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.