Oclusão Vascular na Fisioterapia








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Oclusão Vascular na Fisioterapia. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




A oclusão vascular, é uma técnica elaborada por Yoshiaki Sato com o propósito de auxiliar processos de reabilitação tanto em pós operatórios, quanto no caso de traumatismo dos membros. Como o próprio nome já diz, o método reduz o fluxo sanguíneo nas veias dos membros superiores ou inferiores durante o treinamento físico, a fim de fortalecer os músculos utilizando baixas cargas, evitando a sobrecarga articular.

Na prática, o método sugere realizar exercícios de hipertrofia (a famosa musculação) com câmaras pneumáticas de pressão controlada posicionadas junto às axilas e abaixo dos glúteos. Elas fazem o papel de "garrotes" que restringem o fluxo sanguíneo parcialmente para os braços e as pernas durante o exercício, reduzindo a oxigenação nos membros e criando um estresse metabólico por conta de substâncias produzidas com o exercício.

Por isso, a técnica se mostra interessante para aquelas que possuem algum tipo de limitação para suportar cargas pesadas nos treinos. É o caso de pacientes que possuem alguma condição ortopédica, como artrose, ou que estejam em reabilitação por conta de algum tipo de lesão, fratura ou cirurgia. Nesses casos, a prática também se mostra capaz de acelerar a recuperação, além de minimizar a perda de massa muscular.

 A técnica não é indicada para pessoas com histórico de trombose venosa profunda, varizes, hipertensão arterial ou doenças cardíacas. Grávidas também não devem realizar o método de oclusão. É preciso ter atenção dobrada a grupos específicos, como idosos, diabéticos, hipertensos, pós operatórios, obesidade, amputados e pessoas com Fibromialgia.

Concluindo, a Oclusão Vascular é mais uma FERRAMENTA para o fisioterapeuta ganhar força com o cliente que, muitas vezes, não consegue evoluir por causa de dor. Devemos ficar sempre atento às contra indicações e orientar o paciente para que o resultado da oclusão seja o melhor possível.

Quer saber mais sobre Treinamento e Oclusão Vascular? Você precisa conhecer o  curso Oclusão vascular e treinamento de força: Bases metodológicas e fisiológicas e a video aula Treinamento com Restrição do Fluxo Sanguineo


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.