Oclusão Vascular na Fisioterapia










A oclusão vascular, é uma técnica elaborada por Yoshiaki Sato com o propósito de auxiliar processos de reabilitação tanto em pós operatórios, quanto no caso de traumatismo dos membros. Como o próprio nome já diz, o método reduz o fluxo sanguíneo nas veias dos membros superiores ou inferiores durante o treinamento físico, a fim de fortalecer os músculos utilizando baixas cargas, evitando a sobrecarga articular.

Na prática, o método sugere realizar exercícios de hipertrofia (a famosa musculação) com câmaras pneumáticas de pressão controlada posicionadas junto às axilas e abaixo dos glúteos. Elas fazem o papel de "garrotes" que restringem o fluxo sanguíneo parcialmente para os braços e as pernas durante o exercício, reduzindo a oxigenação nos membros e criando um estresse metabólico por conta de substâncias produzidas com o exercício.

Por isso, a técnica se mostra interessante para aquelas que possuem algum tipo de limitação para suportar cargas pesadas nos treinos. É o caso de pacientes que possuem alguma condição ortopédica, como artrose, ou que estejam em reabilitação por conta de algum tipo de lesão, fratura ou cirurgia. Nesses casos, a prática também se mostra capaz de acelerar a recuperação, além de minimizar a perda de massa muscular.

 A técnica não é indicada para pessoas com histórico de trombose venosa profunda, varizes, hipertensão arterial ou doenças cardíacas. Grávidas também não devem realizar o método de oclusão. É preciso ter atenção dobrada a grupos específicos, como idosos, diabéticos, hipertensos, pós operatórios, obesidade, amputados e pessoas com Fibromialgia.

Concluindo, a Oclusão Vascular é mais uma FERRAMENTA para o fisioterapeuta ganhar força com o cliente que, muitas vezes, não consegue evoluir por causa de dor. Devemos ficar sempre atento às contra indicações e orientar o paciente para que o resultado da oclusão seja o melhor possível.

Quer saber mais sobre Treinamento e Oclusão Vascular? Você precisa conhecer o  curso Oclusão vascular e treinamento de força: Bases metodológicas e fisiológicas e a video aula Treinamento com Restrição do Fluxo Sanguineo


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online Massagem Desportiva
  • Drive Virtual de Fisioterapia Desportiva, apenas R$ 7,90
  • Eletrotermofototerapia - Curso com Prof. Dr. Thiago Fukuda
  • Combo Joelho e Quadril - Cursos Online
  • Curso Online de Fisioterapia Desportiva


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.