Como funcionam os exercícios de propriocepção







 



A propriocepção é a capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra a fim de manter o perfeito equilíbrio parado, em movimento ou ao realizar esforços.

Ela está ligada à resposta que o sistema nervoso central (SNC) dá ao receber diversas informações do corpo. Isso inclui informações de posição dos diversos segmentos articulares, padrões de movimento e padrões de ativação muscular.

A qualidade do corpo e sua relação com o meio ambiente são medidas através do fenômeno de sensação. Cada modalidade sensorial tem um fim orgânico que responde a estímulos característicos. Os estímulos são convertidos em potenciais elétricos e são conduzidos ao longo das fibras nervosas especificas para cada modalidade sensorial. Propriocepção pode ser considerada uma variação especializada no sentido do toque e da sensação do movimento articular e posição articular no espaço.

Em todas as nossas articulações possuímos mecanoreceptores, estes que podem ser de adaptações lentas e adaptações rápidas.

Portanto, a propriocepção é muito importante para manter o equilíbrio corporal, juntamente com o sistema vestibular que se encontra dentro do ouvido e o sistema visual, que também são fundamentais para ficar de pé, sem desequilibrar.

Quando o sistema proprioceptivo não está devidamente estimulado existe um maior risco de quedas e entorses, e por isso é importante o seu treino em praticantes de atividade física, mas também como fase final da reabilitação de todos os casos de traumato-ortopedia.

A propriocepção, também é chamada de cinestesia, e pode ser classificada como:

  • Propriocepção consciente: acontece através de proprioceptores, que permitem andar sobre uma corda bamba, sem cair;
  • Propriocepção inconsciente: são atividades involuntárias executadas pelo sistema nervoso autônomo para regular as batidas do coração, por exemplo. 

Realizar exercícios de propriocepção em consultas de fisioterapia é importante, não só para melhorar o equilíbrio e os movimentos precisos do corpo, mas também para evitar a piora de lesões esportivas, como distensão muscular, ensinando o corpo como se movimentar para proteger a área afetada.

Você sabia que boa parte das lesões que ocorrem nos esportes estão ligadas a problemas proprioceptivos? O atleta que é incapaz de responder corretamente ao seu ambiente tem altas chances de realizar um movimento errado e lesionar uma articulação.

Os exercícios de propriocepção são fundamentalmente importantes para manter normal a cinética das articulações.


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online Massagem Desportiva
  • Drive Virtual de Fisioterapia Desportiva, apenas R$ 7,90
  • Eletrotermofototerapia - Curso com Prof. Dr. Thiago Fukuda
  • Combo Joelho e Quadril - Cursos Online
  • Curso Online de Fisioterapia Desportiva


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.