Como funcionam os exercícios de propriocepção








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Como funcionam os exercícios de propriocepção. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

 



A propriocepção é a capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra a fim de manter o perfeito equilíbrio parado, em movimento ou ao realizar esforços.

Ela está ligada à resposta que o sistema nervoso central (SNC) dá ao receber diversas informações do corpo. Isso inclui informações de posição dos diversos segmentos articulares, padrões de movimento e padrões de ativação muscular.

A qualidade do corpo e sua relação com o meio ambiente são medidas através do fenômeno de sensação. Cada modalidade sensorial tem um fim orgânico que responde a estímulos característicos. Os estímulos são convertidos em potenciais elétricos e são conduzidos ao longo das fibras nervosas especificas para cada modalidade sensorial. Propriocepção pode ser considerada uma variação especializada no sentido do toque e da sensação do movimento articular e posição articular no espaço.

Em todas as nossas articulações possuímos mecanoreceptores, estes que podem ser de adaptações lentas e adaptações rápidas.

Portanto, a propriocepção é muito importante para manter o equilíbrio corporal, juntamente com o sistema vestibular que se encontra dentro do ouvido e o sistema visual, que também são fundamentais para ficar de pé, sem desequilibrar.

Quando o sistema proprioceptivo não está devidamente estimulado existe um maior risco de quedas e entorses, e por isso é importante o seu treino em praticantes de atividade física, mas também como fase final da reabilitação de todos os casos de traumato-ortopedia.

A propriocepção, também é chamada de cinestesia, e pode ser classificada como:

  • Propriocepção consciente: acontece através de proprioceptores, que permitem andar sobre uma corda bamba, sem cair;
  • Propriocepção inconsciente: são atividades involuntárias executadas pelo sistema nervoso autônomo para regular as batidas do coração, por exemplo. 

Realizar exercícios de propriocepção em consultas de fisioterapia é importante, não só para melhorar o equilíbrio e os movimentos precisos do corpo, mas também para evitar a piora de lesões esportivas, como distensão muscular, ensinando o corpo como se movimentar para proteger a área afetada.

Você sabia que boa parte das lesões que ocorrem nos esportes estão ligadas a problemas proprioceptivos? O atleta que é incapaz de responder corretamente ao seu ambiente tem altas chances de realizar um movimento errado e lesionar uma articulação.

Os exercícios de propriocepção são fundamentalmente importantes para manter normal a cinética das articulações.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.