Massagem como ferramenta para Fisioterapia no Esporte








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Massagem como ferramenta para Fisioterapia no Esporte. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




Como vemos muito em seus quadros e esculturas, os gregos valorizavam muito a saúde, forma física, beleza e potência atlética, dessa forma, a massagem era usada em seus atletas antes e depois dos esportes, esta técnica era denominada "apoterapia", para eles o procedimento preparava a musculatura antes do evento e limpava os membros de matérias supérfluas e fluidos após uma atividade exaustiva.

O uso de diversas técnicas manuais que objetivam promover o alívio do estresse ocasionando relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor e diminuir o edema, prevenir a deformidade e promover a independência funcional em uma pessoa que tem um problema de saúde específico.

A fricção vigorosa de uma área lesionada alivia a dor. A fricção da pele estimula mecanorreceptores cutâneos, e estes sinais aferentes são capazes de bloquear a transmissão - e, possivelmente, a percepção - dos sinais nociceptivos (dolorosos).

O conceito do "portão" nervoso na região do corno dorsal da matéria cinzenta da medula espinhal tem sido fundamental nas estratégicas inervencionais ou de pesquisa que envolvem a dor.

O portão pode ser "fechado" por impulsos sensitivos específicos provenientes dos mecanoceptores em diversas estruturas, mas sobretudo na pele. Quando o portão está fechado, a informação nociceptiva fica reduzida, e isso pode diminuir significativamente o nível de dor. Devemos lembrar que os próprios sinais nociceptores não são, em si, dolorosos. Apenas quando estes sinais atingem os centros cerebrais superiores serão interpretados como "dor".

 

A ativação do mecanismo de portão espinhal, as influências da supressão da dor descendente e a liberação de opióides endógenos são explicações razoáveis para o alívio da dor produzido pelas técnicas de massagem.

Os efeitos da massagem na circulação sanguínea e linfática também podem contribuir para o alívio da dor.

O alívio da dor também provém do efeito relaxante produzido por certas técnicas de massagem. Se o espasmo muscular é causa significativa da dor, então fica evidente que a redução do espasmo muscular ajudará a aliviá-la.

Além da massagem, a liberação miofascial vem sendo muito utilizada, principalmente, para melhorar a performance esportiva.

A fáscia é um tecido conjuntivo que possui 3 camadas: superficial, espaço potencial e profunda, e ajuda a manter a força muscular. As técnicas de liberação miofascial reduzem a constrição e a dor, sem que ocorra o comprometimento da resistência muscular.

A liberação miofascial, juntamente com a estimulação dos pontos deflagradores, é vital para minimizar o processo inflamatório e ajuda na cicatricial. O objetivo da liberação é alinhar o corpo e a reavaliação adequadas do alinhamento postural.

Para concluir, a Massagem desportiva é uma técnica indicada para atletas amadores ou profissionais, pois ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões. Possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação. Utiliza a Cinesiologia Aplicada e manobras de alongamentos para auxiliar a promover movimentos, e também a Drenagem Linfática como sistema de auxílio.

A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova. Após a prova, a fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição. A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.