Como vemos muito em seus quadros e esculturas, os gregos valorizavam muito a saúde, forma física, beleza e potência atlética, dessa form...

Massagem como ferramenta para Fisioterapia no Esporte










Como vemos muito em seus quadros e esculturas, os gregos valorizavam muito a saúde, forma física, beleza e potência atlética, dessa forma, a massagem era usada em seus atletas antes e depois dos esportes, esta técnica era denominada "apoterapia", para eles o procedimento preparava a musculatura antes do evento e limpava os membros de matérias supérfluas e fluidos após uma atividade exaustiva.

O uso de diversas técnicas manuais que objetivam promover o alívio do estresse ocasionando relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor e diminuir o edema, prevenir a deformidade e promover a independência funcional em uma pessoa que tem um problema de saúde específico.

A fricção vigorosa de uma área lesionada alivia a dor. A fricção da pele estimula mecanorreceptores cutâneos, e estes sinais aferentes são capazes de bloquear a transmissão - e, possivelmente, a percepção - dos sinais nociceptivos (dolorosos).

O conceito do "portão" nervoso na região do corno dorsal da matéria cinzenta da medula espinhal tem sido fundamental nas estratégicas inervencionais ou de pesquisa que envolvem a dor.

O portão pode ser "fechado" por impulsos sensitivos específicos provenientes dos mecanoceptores em diversas estruturas, mas sobretudo na pele. Quando o portão está fechado, a informação nociceptiva fica reduzida, e isso pode diminuir significativamente o nível de dor. Devemos lembrar que os próprios sinais nociceptores não são, em si, dolorosos. Apenas quando estes sinais atingem os centros cerebrais superiores serão interpretados como "dor".

A ativação do mecanismo de portão espinhal, as influências da supressão da dor descendente e a liberação de opióides endógenos são explicações razoáveis para o alívio da dor produzido pelas técnicas de massagem.

Os efeitos da massagem na circulação sanguínea e linfática também podem contribuir para o alívio da dor.

O alívio da dor também provém do efeito relaxante produzido por certas técnicas de massagem. Se o espasmo muscular é causa significativa da dor, então fica evidente que a redução do espasmo muscular ajudará a aliviá-la.

Além da massagem, a liberação miofascial vem sendo muito utilizada, principalmente, para melhorar a performance esportiva.

A fáscia é um tecido conjuntivo que possui 3 camadas: superficial, espaço potencial e profunda, e ajuda a manter a força muscular. As técnicas de liberação miofascial reduzem a constrição e a dor, sem que ocorra o comprometimento da resistência muscular.

A liberação miofascial, juntamente com a estimulação dos pontos deflagradores, é vital para minimizar o processo inflamatório e ajuda na cicatricial. O objetivo da liberação é alinhar o corpo e a reavaliação adequadas do alinhamento postural.

Para concluir, a Massagem desportiva é uma técnica indicada para atletas amadores ou profissionais, pois ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões. Possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação. Utiliza a Cinesiologia Aplicada e manobras de alongamentos para auxiliar a promover movimentos, e também a Drenagem Linfática como sistema de auxílio.

A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova. Após a prova, a fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição. A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui
Curso online completo de Massagem Esportiva com o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Sub-20. Prof. Dr. Wallace Stefanini. Você vai aprender sobre Fundamentos e Técnicas da Massagem Terapêutica. Fisiologia da Lesão e Disfunções Segmentares. Fundamentos da Massagem Desportiva. Clique aqui

Poste um Comentário

Faça Fisioterapia