Fisioterapia Desportiva na Corrida








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia Desportiva na Corrida. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



A Fisioterapia desportiva é um ramo especializado de fisioterapia que trata de lesões e questões relacionadas às atividades físicas.

Sabemos que as lesões esportivas, geralmente provocadas por movimentos repetitivos, acidentes ou alterações estruturais, acabam trazendo dores e outros transtornos que podem ser resolvidos e evitados.

Por isso, avaliamos e acompanhamos cada caso de forma individualizada, prescrevemos os tratamentos mais eficazes e utilizamos equipamentos importados de alta tecnologia em sua reabilitação.

Especialistas em fisioterapia esportiva podem fazer pesquisas, ajudar os atletas na recuperação de lesões, e fornecer educação e recursos para evitar problemas. Serviços de terapia geralmente estão disponíveis para pessoas de todas as idades envolvidas no esporte, em qualquer nível de competição. Os profissionais podem trabalhar em clínicas particulares, hospitais, clínicas de reabilitação, ou no local de eventos esportivos.

As pesquisas da fisioterapia esportiva levam a uma melhor compreensão das lesões esportivas e melhoria das técnicas de reabilitação.

A corrida exige bastante do corpo e sua prática requer alguns cuidados prévios.  Por isso, quem tem uma rotina de exercícios específicos para as exigências desse esporte pode evitar os incômodos e dores e assegurar que o esporte seja praticado por muitos anos, alcançando o sonho de correr uma maratona, quem sabe!

E aonde a fisioterapia entra?

Embora muito se fale em prevenção, muitos ainda procuram a fisioterapia apenas quando a lesão já está instalada.A prevenção se baseia a partir da avaliação da função, desempenho, do movimento e não em sintomas.

 

Por isso, antes do desenvolvimento dos sintomas, os déficits funcionais são identificados e estratégias de correção são propostas. Realizar os treinos de corrida, fortalecimento e também a recuperação com consistência e regularidade, orientação adequada pode minimizar a incidência dessas lesões.

Caso você já apresente sintomas, seguem 3 bons motivos para você procurar um fisioterapeuta:

Dores persistentes após 3 a 4 dias de descanso da corrida e aplicação de gelo.

Se você notou algum sintoma de dor, o ideal é que descanse da corrida por alguns dias e aplique gelo por 20 minutos de 2 a 3 vezes ao dia no local. Se após esses cuidados a dor persistir no retorno a corrida, é hora de você visitar um fisioterapeuta.

Lesão traumática.

Durante uma corrida de montanha, por exemplo, se você torceu o tornozelo e ele inchou, procure um fisioterapeuta.

Mudanças visíveis no seu corpo.

Se você notar que após um dia de treino seu joelho ou tornozelo, por exemplo, estiverem inchados, você deve investigar a causa e tratar, caso contrário poderá levar a lesões mais graves e te deixar fora das corridas por mais tempo!

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.