Pilates e treinamento funcional








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Pilates e treinamento funcional. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



Tanto o Pilates quanto o treinamento funcional solicitam em todo momento o Core, que é um conjunto de músculos importantíssimos, são os mobilizadores (maiores) e estabilizadores (menores, mais profundos) do tronco. O fortalecimento destas musculaturas do centro de força ou power house, como chamado pelo criador Josef Pilates e atualmente denominado de Core é de fundamental importância para a prevenção e alivio de dores na coluna, melhora na postura, para o movimentar-se das tarefas diárias, evita também a incontinência urinária. Com o treino do Core durante treinos de até 1 hora, no mínimo 2x por semana, consegue-se na maioria dos praticantes uma melhora do tônus muscular na região de coxa, abdômen, glúteos e panturrilha.

Existem muitos exercícios do Pilates de Solo que foram incorporados nos treinos funcionais, nas salas de ginástica e musculação, por sua praticidade e eficiência, é são justamente os exercícios que focam a região abdominal, glúteos e dorso lombar, o Core!

Algumas diferenças entre eles: o Pilates é uma atividade física que busca proporcionar o aluno condicionamento físico juntamente com um bem estar, respiração e consciência corporal os exercícios não oferecem impactos articulares e são de intensidade moderada, não foca o emagrecimento. O treinamento funcional visa o mesmo condicionamento físico, porém é mais dinâmico, os exercícios são mais intensos e tem melhor resposta para o emagrecimento.
Além disso, os exercícios funcionais podem auxiliar a evitar possíveis lesões. Isso porque o treino melhora o equilíbrio e faz a pessoa se movimentar melhor, estando menos propícia a ter torções e contusões.

Os exercícios trabalham os músculos do tronco e da pelve e desenvolvem a musculatura para um melhor desempenho na rotina de trabalho, lazer, ajudando a se ter uma maior qualidade de vida.
A nossa proposta nesta semana temática é juntar as duas modalidades – Pilates Funcional – realizando exercícios mais dinâmicos, simulando atividades diárias e esportivas como varrer, remar e correr. Mantendo o foco nos princípios do Pilates.
Fonte: pilatesdesolo.blogspot.com.br
  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.