Pilates e treinamento funcional









Tanto o Pilates quanto o treinamento funcional solicitam em todo momento o Core, que é um conjunto de músculos importantíssimos, são os mobilizadores (maiores) e estabilizadores (menores, mais profundos) do tronco. O fortalecimento destas musculaturas do centro de força ou power house, como chamado pelo criador Josef Pilates e atualmente denominado de Core é de fundamental importância para a prevenção e alivio de dores na coluna, melhora na postura, para o movimentar-se das tarefas diárias, evita também a incontinência urinária. Com o treino do Core durante treinos de até 1 hora, no mínimo 2x por semana, consegue-se na maioria dos praticantes uma melhora do tônus muscular na região de coxa, abdômen, glúteos e panturrilha.

Existem muitos exercícios do Pilates de Solo que foram incorporados nos treinos funcionais, nas salas de ginástica e musculação, por sua praticidade e eficiência, é são justamente os exercícios que focam a região abdominal, glúteos e dorso lombar, o Core!

Algumas diferenças entre eles: o Pilates é uma atividade física que busca proporcionar o aluno condicionamento físico juntamente com um bem estar, respiração e consciência corporal os exercícios não oferecem impactos articulares e são de intensidade moderada, não foca o emagrecimento. O treinamento funcional visa o mesmo condicionamento físico, porém é mais dinâmico, os exercícios são mais intensos e tem melhor resposta para o emagrecimento.
Além disso, os exercícios funcionais podem auxiliar a evitar possíveis lesões. Isso porque o treino melhora o equilíbrio e faz a pessoa se movimentar melhor, estando menos propícia a ter torções e contusões.

Os exercícios trabalham os músculos do tronco e da pelve e desenvolvem a musculatura para um melhor desempenho na rotina de trabalho, lazer, ajudando a se ter uma maior qualidade de vida.
A nossa proposta nesta semana temática é juntar as duas modalidades – Pilates Funcional – realizando exercícios mais dinâmicos, simulando atividades diárias e esportivas como varrer, remar e correr. Mantendo o foco nos princípios do Pilates.
Fonte: pilatesdesolo.blogspot.com.br
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online Massagem Desportiva
  • Drive Virtual de Fisioterapia Desportiva, apenas R$ 7,90
  • Eletrotermofototerapia - Curso com Prof. Dr. Thiago Fukuda
  • Combo Joelho e Quadril - Cursos Online
  • Curso Online de Fisioterapia Desportiva


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.