Síndrome do estresse tibal medial, a canelite








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Síndrome do estresse tibal medial, a canelite. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


https://www.antoniocgomes.com/wp-content/uploads/2012/12/canelite2.png

A Síndrome do estresse tibal medial, SETM, ou popularmente como é conhecida "canelite"; é caracterizada por dor ao longo da tíbia anterior.

Esta síndrome é comum, causada por uso excessivo, em corredores e atletas de esportes que exijam muita corrida. Geralmente, calçados inadequados, pisos desiguais e com longos declives podem propiciar esse tipo de lesão, assim como o aumento abrupto no volume e/ou intensidade dos treinos. Os atletas com pisadas do tipo pronada e super pronada parecem fazer parte do grupo do risco para a síndrome. Se não for tratada precocemente pode gerar até mesmo uma fratura por estresse.

A dor tem carater progressivo, iniciando apenas durante os treinos e posteriormente tornando se constante, outros sinais ou sintomas como o edema, geralmente, não são visualizados.

O diagnóstico é clínico e exames complementares, como a radiografia e a cintilografia, poderão ser solicitados para excluir outras causas de dor como a própria fratura por estresses.

O tratamento da fase aguda consiste em: proteção, repouso, gelo, compressão e elevação. A fisioterapia auxilia na diminuição da dor. Para evitar reicidivas é necessário identificar o fator causal e tratá-los. O uso de palmilhas, diminuição dos treinos, calçados adequados e fisioterapia podem ser necessários.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.