Síndrome do estresse tibal medial, a canelite








https://www.antoniocgomes.com/wp-content/uploads/2012/12/canelite2.png

A Síndrome do estresse tibal medial, SETM, ou popularmente como é conhecida "canelite"; é caracterizada por dor ao longo da tíbia anterior.

Esta síndrome é comum, causada por uso excessivo, em corredores e atletas de esportes que exijam muita corrida. Geralmente, calçados inadequados, pisos desiguais e com longos declives podem propiciar esse tipo de lesão, assim como o aumento abrupto no volume e/ou intensidade dos treinos. Os atletas com pisadas do tipo pronada e super pronada parecem fazer parte do grupo do risco para a síndrome. Se não for tratada precocemente pode gerar até mesmo uma fratura por estresse.

A dor tem carater progressivo, iniciando apenas durante os treinos e posteriormente tornando se constante, outros sinais ou sintomas como o edema, geralmente, não são visualizados.

O diagnóstico é clínico e exames complementares, como a radiografia e a cintilografia, poderão ser solicitados para excluir outras causas de dor como a própria fratura por estresses.

O tratamento da fase aguda consiste em: proteção, repouso, gelo, compressão e elevação. A fisioterapia auxilia na diminuição da dor. Para evitar reicidivas é necessário identificar o fator causal e tratá-los. O uso de palmilhas, diminuição dos treinos, calçados adequados e fisioterapia podem ser necessários.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online Massagem Desportiva
  • Drive Virtual de Fisioterapia Desportiva, apenas R$ 7,90
  • Eletrotermofototerapia - Curso com Prof. Dr. Thiago Fukuda
  • Combo Joelho e Quadril - Cursos Online
  • Curso Online de Fisioterapia Desportiva


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.