As lesões nos membros inferiores são as mais frequentes no futsal. Decorrente da prática deste tipo de futebol, há dois tipos de lesões: a...

Lesões mais frequentes no Futsal







As lesões nos membros inferiores são as mais frequentes no futsal.

Decorrente da prática deste tipo de futebol, há dois tipos de lesões: as traumáticas de carácter agudo e as de sobrecarga.

As agudas resultam sempre de um episódio traumático súbito e fortuito e o seu diagnóstico habitualmente é quase imediato.

Exemplos destas lesões são, as entorses do joelho, do tornozelo e do médio-pé, as fracturas da tíbia, da clavícula, da rótula e do antebraço, a rotura do menisco e do ligamento cruzado anterior, a luxação da articulação acrómio-clavicular e a do ombro, as fracturas dos ossos da face, a concussão crâneo-encefálica, os hematomas intra-musculares, o higroma rotuliano, etc.

Por seu lado as lesões de sobrecarga, que são mais frequentes do que as anteriores, têm um processo de instalação mais subtil, evoluem lentamente no tempo, não permitindo frequentemente estabelecer o diagnóstico com facilidade e também não possibilitado uma resposta terapêutica com efectividade acelerada. Resultam fundamentalmente de microtraumatismos de repetição sobre os tendões e músculos, os ossos e as articulações.

Exemplos destas lesões são, a tendinose do rotuliano, as tenovaginites do tibial anterior, do Aquiles e dos isquio-tibiais, a doença da cartilagem da rótula, as fracturas de fadiga do pé e da tíbia, o sindroma compartimental da perna, a isquialgia, a pubalgia, etc.



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui
Curso online completo de Massagem Esportiva com o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Sub-20. Prof. Dr. Wallace Stefanini. Você vai aprender sobre Fundamentos e Técnicas da Massagem Terapêutica. Fisiologia da Lesão e Disfunções Segmentares. Fundamentos da Massagem Desportiva. Clique aqui

Poste um Comentário

Faça Fisioterapia