Atualmente o número de pessoas que sofrem lesões é extremamente grande, seja em acidentes como na prática esportiva. Sempre ouvimos falar d...

Fisioterapia Desportiva para Prevenção








Atualmente o número de pessoas que sofrem lesões é extremamente grande, seja em acidentes como na prática esportiva. Sempre ouvimos falar de atletas que estão se recuperando para tentar voltar a praticar seu esporte com todo o empenho, e por trás disso, muita gente não imagina o que é feito e nem como ocorre esse tratamento. Quando ocorre lesões em esportes, entra em ação a Fisioterapia Desportiva, tanto no tratamento quanto como prevenção. Saiba qual o objetivo e todos os benefícios trazidos por essa área.

A Fisioterapia

A Fisioterapia  é um ramo da ciência e da saúde que estuda os modos de reabilitar e de se tratar um indivíduo através de todos os exercícios, manobras e recursos disponibilizados para o tratamento. A Fisioterapia atua em diversos ramos, no ramo respiratório, na reabilitação cardiopulmonar, na área desportiva, entre outros. É uma área que abrange milhares de universos que muita gente nem imagina.

Dentre todos os tratamentos abordados na fisioterapia, um que é bastante conhecido é o tratamento por meio da fisioterapia desportiva.

Fisioterapia Desportiva

Quando vemos na televisão que um atleta se machucou e está realizando fisioterapia, muita gente não tem muita noção de como é realizada essa reabilitação. A Fisioterapia Desportiva faz parte da Medicina Esportiva e seus métodos e sua prática é aplicado em casos de lesões decorrentes da prática esportiva. A fisioterapia esportiva tem como objetivo principal devolver o atleta o mais rápido possível para a prática esportiva após a lesão que foi causada.


O trabalho realizado pela fisioterapia  tem que ser rápido e eficiente, para garantir uma volta rápida do atleta aos seus treinamentos e futuramente voltar a competir.

O que se faz?

Na fisioterapia desportiva, o fisioterapeuta trabalha com o atleta com exercícios de resistência, potencia e força, que são três componentes essenciais para quem é atleta. Em alguns casos, o fisioterapeuta foca em um componente mais, isso irá depender do tipo de atleta. Por exemplo, se um atleta de maratona sofre alguma lesão, o fisioterapeuta irá focar mais em trabalhar a sua resistência, pois ser corredor de maratona necessita de resistência de toda musculatura, pois fica horas e horas correndo. Já para um corredor de 100 metros, o fisioterapeuta irá trabalhar mais a sua potência, pois corredores assim trabalham com explosão, com corridas rápidas.

O fisioterapeuta através da avaliação clínica e funcional individualizada do atleta elabora um tratamento e orienta tanto o indivíduo quanto os seus treinadores quanto ao que ocorreu, o que será feito e o que poderá ocorrer. Há todo um preparo também na parte preventiva. Mesmo tendo foco em uma única lesão, o fisioterapeuta também ira trabalhar para prevenir futuras lesões. Dentre as lesões mais comuns estão as tendinites, lesões ligamentares, contusões e distensões, entorses, luxações e subluxações, fraturas e abrasões.


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui
Curso online completo de Massagem Esportiva com o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Sub-20. Prof. Dr. Wallace Stefanini. Você vai aprender sobre Fundamentos e Técnicas da Massagem Terapêutica. Fisiologia da Lesão e Disfunções Segmentares. Fundamentos da Massagem Desportiva. Clique aqui

Poste um Comentário

Faça Fisioterapia