Protocolo de Fisioterapia para reabilitação pós artroscopia de menisco em triatletas








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Protocolo de Fisioterapia para reabilitação pós artroscopia de menisco em triatletas. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


 

Introdução:

Este trabalho mostra a abordagem da lesão do corno posterior do menisco lateral do joelho direito em um triatleta de elite. O protocolo de reabilitação proposto tem por base três pilares em Fisioterapia Desportiva: Hidrocinesioterapia, Terapia Manual e o estudo do movimento e do desenvolvimento dos movimentos desportivos. Todos estes pilares seguem a ideia de estudo e de respeito pela evolução natural da lesão e como adaptar essas técnicas para conseguir uma recuperação completa, acelerando a reparação conjunta e mecanismos de regeneração articular de forma natural e segura.

Palavras-chave: Terapia Manual Hidrocinestiterapia, Kinestiotaping.

 

Descrição das lesões


O Triatlo é uma disciplina que inclui um desgaste avançado da cartilagem do joelho, de modo que as estruturas intra-articulares estão sob enorme tensão devido à alta demanda afeta ao desporto.

A lesão do corno posterior do menisco lateral aparece neste caso, sem qualquer trauma e se desenvolve devido ao excesso de treinos combinados, natação, ciclismo e corrida e da alta carga de trabalho prolongado para que o atleta desenvolve durante o treino.

É na corrida, onde encontramos um aumento do risco de desgaste do menisco e, especialmente, do corno posterior do menisco lateral.

Um aspecto importante deste caso, a dor do paciente agrave-se com a execução exercício, , de modo que o início da dor é gradual, até que finalmente se torna incapacitante. Isso acontece porque, no Triatlo, o atleta se adapta as suas sessões de treino de acordo com cada disciplina, por isso não reconhece o prejuízo imediato, pois ele pode continuar nadando ou a pedalar na bicicleta sem problemas. Assume especial importância o estudo da biomecânica e como os meniscos ficam sujeitos a pressão variável em cada etapa de treino.

 

Descrição do procedimento cirúrgico.


O paciente chegou á nossa clinica em 2010/06/12 com dor aguda no joelho direito. Na anamnese, o paciente não consegue determinar a causa ou origem da dor, mas nos informa que 10 minutos de treino são suficientes para lhe causar uma dor intensa na face póstero-lateral do joelho direito que o impede de continuar correndo. Esta dor não aparece durante seu treinamento na água ou na bicicleta.

Após a exploração da articulação, vamos definir os testes necessários para identificar as estruturas afetadas no interior da articulação.

- Teste Apley

- Teste Mackintosh

- Teste de Steinman

- Teste Bragard


Depois de identificar a estrutura lesada, o paciente consultou o ortopédista para confirmação diagnóstica.

- RM: 2010/06/16

- Primeira consulta com o cirurgião ortopédico 2010/07/05. O diagnóstico da Fisioterapia é confirmado e estabeleceu-se a realização de artroscopia do joelho para restabelecer a estabilidade.

- Cirurgia: 2010/07/15. Após a cirurgia, o paciente é liberado para casa.

- Trauma revisão: 19/07/2010.

 

 

Primeira fase

Inicio do protocolo de reabilitação: 2010/07/21

As seguintes variáveis foram obtidas com o método tradicional de goniômetro manual.

EVA (escala de dor analógica 0-10): 8

balança comum:

Flexão: 30 °

Extensão: 0 °

O paciente foi internado após a cirurgia com dor aguda referida em todas as articulações e perturbações do sono, posição antálgica e com a ajuda de duas muletas. Mostra a articulação com inflamação significativa no aspecto anterior do joelho operado sem derrame e sensação da pele engurgitada.

Nesta primeira consulta, decidiu-se a aplicação de Kinesio Taping (Kinesiotaping) para abordar a redução da inflamação e redução da dor, bem como fornecer a base para a manutenção de uma boa educação postural do paciente no uso de muletas e dos exercícios em casa.

 

1ª Aplicação Kinesiotaping

Os primeiros exercícios domiciliares prescritos são importantes na obtenção de apoio bipodal sem muletas de forma progressiva, fazendo a transição de cargas de uma perna para outra, sem forçar a flexão do pé do joelho. Assim, o objectivo de trabalho é proteger o abuso de outras áreas articulares durante o uso de muletas, por exemplo, a falsa aparência de uma dismetria dos membros inferiores devido à sobrecarga da articulação sacro-ilíaca contralateral.

 

Transferência de carga na marcha e exercícios para casa.

Após esta primeira fase .-

Nossa principal preocupação é focada em reduzir o processo inflamatório em primeira instância, refira-se à cirurgia em si, mas depois de quatro dias, notamos que, apesar da redução da dor na escala analógica (VAS 10/02), o saldo comum não tem melhorado. Durante estes dias, o paciente conseguiu fazer em casa exercícios de transferência da carga, sem quaisquer problemas e começou a caminhar com o auxílio de uma muleta. De Noite tem dor ou o desconforto permanece e não o deixa atingir um sono reparador.

Na sequência de uma acção conjunta de observação e palpação, decidimos encaminhar o paciente para uma segunda consulta com o ortopedista para a possível absorção de líquido sinovial em excesso.

Em 28/07/2010, procede-se à remoção do sangue coagulado no joelho do paciente, atraves de punção venosa, que foi produzido durante o curso da cirurgia /artroscopia. Este efeito secundário da cirurgia parece ser a principal causa da demora no ganho de articulação devido à impossibilidade de circulação devido ao esforço de flexão excessiva exercida na parte da frente do joelho.

Quando o paciente retorna à consulta naquele dia, decidimos fazer uma nova aplicação de Kinesio Taping para ajudar a absorção de inflamação residual.

 

2 º Aplicação Kinesio Taping malha (CrossTaping)

Biomecânica do menisco do joelho e sua relevância na corrida de longa distância .

Quando você passa do movimento de extensão para flexão, ocorre uma progressiva rotação interna da tíbia realizada automaticamente, provocando um movimento de aparafusar do joelho no seu comprimento. Este movimento de rotação é causada pela incompatibilidade dos côndilos femorais na sua zona posterior. Para nós, este aspecto deveria ter um significado especial porque este é o lugar onde o menisco, e particularmente o corno posterior começará a sofrer maior stresse. Por causa dos movimentos técnicos da corrida de longa distância do Triatlo, o progresso do atleta encurtado para proporcionar uma maior freqüência na etapa, conseguindo assim uma poupança de energia e melhor desempenho na prova. Um exemplo para mostrar este tipo de técnica de corrida seria a diferença na passagem entre um corredor de 100 metros e um atleta de maratona (muito comum nos atletas do Quênia), que aumentam a freqüência de amplitude de passada a perda de base, que superfícies articulares são preservados e o impacto é menor.

A Mobilidade no plano frontal do menisco deve ser reduzida, com valores relativos entre 10 º e 15 º, nem sempre a dobra é voluntária, para facilitar a adaptação do pé ás irregularidades do solo durante a execução.

Além disso, destaca-se como o menisco fez um movimento anterior do joelho durante a extensão, auxiliado por aletas menisco-patelar. Em flexão, encontramos o tendão do semimembranoso em interação com o corno posterior do menisco medial e o tendão do poplíteo arqueado ação oblíqua para o corno posterior do menisco lateral, o menisco esta em deslocamento posterior.

 

 

Segunda fase do trabalho. 2010/07/30 a 2010/08/08

Uma vez que o inchaço do joelho é controlado, nós começámos com a adição de exercício ativo para recuperar os valores dos movimentos articulares e o aumento gradual das cargas. Nesta fase, encontramos a evolução natural da lesão e a cartilagem começa a se regenerar. Aqui, consideramos a regeneração e a remodelação dos componentes do menisco em si, portanto a nossa intenção é induzir, através de exercícios, para melhorar a vascularização da articulação e começar a melhorar a propriocepção articular.

Da mesma forma, incluímos outra variável na aplicação de Kinesio Taping, desta vez para ajudar a contração muscular, afetando o vasto interno / exterior do músculo quadríceps.

 

3 ª Aplicação para o início da contração muscular, bandagem Neuromuscular.

Os exercícios descritos nesta fase incluem o trabalho na piscina e ginásio, começando com exercicio ativo na sala de musculação para terminar na piscina . Essa ordem é dada pelo efeito sedativo da ação da água no SNA e receptores articulares e permitindo uma melhoria no equilíbrio entre trabalho conjunto e liberalizados com efeito global massajando todo o pé e melhorando a circulação sanguínea . Além disso, desta forma, procuram incorporar o trabalho cardio-pulmonar necessário neste tipo de atletas que encontram no repouso em casa, um passo trás em seus esforços para melhorar rapidamente seu desempenho.

No ambiente aquático, a propriocepção tem um interesse maior, devido ao efeito contínuo de desequilíbrio que dá a água durante a operação, obrigando todos os mecanismos de estabilização do joelho para trabalhar de forma coordenada.

Descrição dos Exercício:

· Trabalhando com Theraband resistência média-baixa.

· Flexão do joelho e anca com barra de apoio por trás do pescoço.

· Marcha na mesa de apoio. 3 séries de 6-7 rep.

· 4 piscinas de 25 metros.

· cwrall Kick suporte em madeira

· Pontapé de volta na mesa plana

 

Os resultados parciais 2010/08/08

EVA (escala de dor analógica 0-10): 1

balança comum:

Flexão: 90 graus

Extensão: 0 °

Nota: no início desta fase o paciente e conseguiu andar sem apoio na muleta.

 

 

Terceira fase do trabalho: a partir de 17/08/2010 para 2010/09/08

O paciente revelou uma marcha normal, sem muletas e uma melhoria assinalável na redução dos seus desconforto durante o sono, nesta fase do protocolo de reabilitação é definida como principais objetivos o ganho máximo de amplitude da articulação do joelho, afetando também o fortalecimento muscular e desenvolvimento de movimentos técnicos.

A remodelação da cartilagem do menisco chega ao fim, de modo que o aumento da carga é tolerada sem produzir uma inflamação secundária. Além disso, a força de tração exercida pelo tendão infra-patelar, no momento da extensão a 0 º é tolerada e, começando a reduzir a atrofia muscular nos primeiros dias deste processo ocorreu.

Os Exercicios em casa continuam a progredir, desta vez usando plataformas de desestabilização para maior ativação dos fusos neuromusculares e OTGolgi através do sistema nervoso que transmitem o sinal necessário para ativar os reflexos do tendão.

 

Exemplo de exercícios em casa.

Outros campos de atividade, a piscina e sala de fitness irão auxiliar no progresso de ajustamento do esforço ajudando na evolução natural da lesão, de modo que, por exemplo, iniciou-se exerciciios com movimento do quadríceps no banco entre 15 -25 º na primeira vez e progradiu-se para um esforço final entre 20 º -45 º. Este ganho em graus de movimento aparece depois de uma fase de aquecimento antes do exercício de bicicleta, calibragem das diferentes alturas do assento para forçar o movimento de flexão. Nesta fase, o paciente pode fazer 10min de passadeira entre 4,5 a 8,5 km / h.

 

Destacamos, ainda, como o fortalecimento do quadríceps permite o uso de mais resistência no trabalho da piscina e melhora o apoio para fortalecer a propriocepção unipodal e educação postural do paciente.

A biomecânica da articulação do joelho é completada com exercícios de alongamento para os músculos da perna inteira, com ênfase especial no reto femoral e em decúbito lateral o PsoalIlíaco. Esse trecho também pode ajustar o limiar de dor e deixar que o triatlo começa a ter sensações óptimas para a recuperação a nível físico e psicológico, pois não devemos esquecer que a pratica desta disciplina requer uma grande capacidade de sacrificio .

Após essa fase, o paciente apresenta os seguintes resultados:

Dor Escala Analógica (VAS): 10/01

balança comum:

Extensão total de 0 º

120 º de flexão do joelho

 

 

Discussão e conclusões

Parece claro que a artroscopia do menisco não é considerada uma operação cirúrgica delicada, mas como muitos outros, pode causar efeitos secundários fora do protocolo de reabilitação. Portanto, a continuação da exploração do joelho do atleta a cada dia é necessário verificar que não há problema de aderência da pele ou irrigação após a cirurgia, especialmente nos primeiros quatro dias.

Um tópico de discussão que este caso levanta é saber se os parâmetros para a real remodelação reestruturação de regeneração da cartilagem são consistentes com a evolução da progressiva da carga e se os joelhos a podem suportar, pois há uma extensa literatura sobre mais ou menos protocolos conservadores. Acreditamos que esse aspecto precisa de mais estudos para unificar carga, intensidade e tempo de exercícios padronizados.

Parece óbvio que o paciente se recuperou todos os seus parâmetros normais sobre a biomecânica da articulação e da potência de seus músculos, embora a atrofia residual no músculo quadríceps (0,5-1 cm.) Ainda não foi resolvido, por isso esperar que nas próximas semanas, o protocolo de reabilitação é estendida para conseguir a simetria entre as pernas.

O esporte de triatlo é uma disciplina exigente, com a combinação de três fases de desenvolvimento que exigem a consideração pelo fisioterapeuta para adaptar o programa de reabilitação para cada disciplina, esta será uma estratégia terapêutica.

 

 

BIBLIOGRAFIA

"Os ensaios clínicos para doenças ósseas, musculares e nas articulações." Ed.Masson. Autor: Klaus Backup

"Maitland Manipulação Vertebral" 7edición. Ed Elsevier. Autor: Geoffrey Maitland D.

"Aquatherapy. Guia de Reabilitação e Fisioterapia na piscina. " Ed.Bellaterra. Autor: J. Kouri

"A cirurgia do quadril." Ed. Universidade de Valladolid. Autor: Maria Sanchez Miguel Martin.

"Fisioterapia aquática para o quadril e osteoartrite do joelho:. Resultados de uma amostra aleatória simples-cego" Phys Ther. 2007 Jan; 87 (1) :32-43. Epub 2006 01 de dezembro.

"Treinamento aquático e destreinamento sobre a aptidão e qualidade de vida na fibromialgia." Tomas P-Carus, Hakkinen Um N, Gusi, Leal A K Hakkinen, Ortega Alonso A.Med Sci Sports Exerc. Jul 2007: 39 (7) :1044-50.

"A reabilitação aquática da coluna vertebral." AJ Cole, Eagleson RE, M Moschetti, Sinnett E.Rehab Manag. Abril-maio de 1996: 9 (3) :55-60, 62. Review.

"Valor da fisioterapia em traumatologia esportiva. Há Umsch julho 1998: 45 (7) :448-57.

"Regeneração de Tecidos Moles". www.cerede.es. Autor: Manuel José Sanchez.

"Novas tendências em força e condicionamento físico." Barcelona 1999. Autor: Julio Tous.

"Hidroterapia: Princípios e practicse". Autor: Margaret Reid. Elsevier 1997 Ed.

"Aceleração da Reabilitação na reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA), utilizando o trabalho de sobrecarga progressiva excêntrica." José Manuel Sachs. www.cerede.es

"A fisioterapia após a reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho." Lorza Blasco Gonzalo. FUB, Fundació Universitaria del Bages Manresa.

"Associação de Quadríceps e Isquiotibiais Cocontraction com padrões Joelho Carregando. Riann Palmieri M-Smith, PhD, ATC, McLean Scott G, PhD, James A Ashton-Miller, PhD, e Edward Wojtys M., MD. J Train Athl. 2009 Maio-Jun; 44 (3): 256-263.

Efeitos do exercício excêntrico progressiva início na estrutura muscular após reconstrução do ligamento cruzado anterior. Gerber JP , Marcus RL , Dibble LE , Greis PE , Burks RT ,LaStayo PC . J Bone Joint Surg Am 2007 Mar; 89 (3) :559-70.

reabilitação aquática de base e de formação para o atleta de elite. Thein JM, LT Brody.Esportes Orthop J Phys Ther 1998 Jan; 27 (1): 32-41.

Autor: Rodrigo Betemps Cuartero


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.