As redes sociais e sua influência nas lesões esportivas








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre As redes sociais e sua influência nas lesões esportivas. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


Vejo diariamente nas redes sócias, como Facebook e Twitter, muitas dúvidas, dicas, truques, macetes e mandingas sobre treinamentos. Como aumentar o rendimento, como recuperar uma lesão causada pela corrida, dicas de tratamentos, são alguns dos tópicos discutidos.

Por mais que a Internet seja uma ótima fonte de consulta, muitas pessoas a utilizam de forma incorreta. Claro que existem várias opções de assuntos, inclusive sobre tudo o que foi descrito acima. Mas cabe a vocês atletas saberem o que pode lhes ajudar ou não.

Vamos a alguns exemplos:

  • Caso 1. Atleta diz: preciso procurar um médico, minha canela dói durante a corrida e não consigo terminar meu treino, tenho que parar na metade ou às vezes assim que começo a correr.

    Resposta de um amigo: deve ser coisa passageira, espera mais um pouco que vai passar, ou para de correr alguns dias que a dor diminuirá.

    Minha dica: sim, concordo com a resposta do amigo, o atleta parando de correr com certeza a dor irá passar, mas afirmo com total certeza que em seu primeiro dia de treinamento esta dor irá voltar, aliás, voltará mais forte. O tratamento desta lesão inclui uma visita ao seu ortopedista de confiança, conversar com seu treinador (lembrando que ainda muitos praticantes de corrida de rua treinam sem orientação) e realizar a famosa "fisioterapia".

    Todo este tempo que você ficou parado (a) devido a este incomodo, a sua lesão se tornou crônica e seu tratamento irá demorar um pouco mais.

  • Caso 2, atleta diz: sinto uma dor no joelho, bem abaixo da rótula (patela). Dói quando estico a perna, ou quando fico por muito tempo com as pernas dobradas. Fui ao médico e ele disse que estou com uma tendinite patelar devido a um overtrainning. Ele pediu que eu ficasse um mês sem correr e iniciasse tratamento.

    Resposta do amigo: nossa, e agora, como você vai ficar sem treinar? Sabe o que você faz, eu tive isso aí uma vez. Sai para pedalar, faz natação que logo isso passará.

    Vamos ao contexto: se o problema causador da tal tendinite patelar foi diagnosticado como sendo overtrainning (excesso de treino) o atleta terá que parar com toda e qualquer atividade relacionada com a região afetada, neste caso o joelho. Com certeza ele poderá e deverá fazer um treino, mas de membros superiores ou até mesmo de abdômen, para não perder completamente o condicionamento físico.

    Fica a dica para todos vocês leitores que a qualquer sinal de dor, converse com seu treinador, procure orientação especializada com um médico, de preferência do esporte e inicie um tratamento. Com certeza seus dias sem a corrida serão os menores possíveis.

    Todas as histórias acima são reais e acontecem diariamente nas famosas redes sociais.

  • Por David Homsi


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.