Esportes de verão aumentam em até 30% os casos de lesões no ombro








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Esportes de verão aumentam em até 30% os casos de lesões no ombro. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

frescobol 450x360

Esportes de verão, praticados pelas pessoas na praia durante o período mais quente do ano, são responsáveis por um aumento de 20% a 30% no fluxo dos consultórios, devido à falta de preparo físico e de instruções para a prática.

A estimativa foi feita por médicos do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Arnaldo Amado Ferreira Neto , ortopedista e chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do instituto, diz que as lesões na região do ombro são as mais comuns.

- As lesões nos ombros são mais frequentes nesta época do ano. A falta de preparo e o exagero das atividades podem criar processos inflamatórios, degenerativos e também lesões mais graves como fraturas e luxações.

Aparentemente inofensivas, as recreações de verão podem comprometer as estruturas do ombro compostas de tendões e ligamentos que estabilizam e movimentam esta região.

Segundo o médico, esportes como natação, surfe, voleibol e frescobol são os mais escolhidos pelos turistas que vão à praia e, por sua vez, são as causas mais comuns de lesões nos ombros. Outra atividade facilmente praticada com exagero e sem a orientação adequada é a musculação, que costuma ficar mais popular nessa época do ano para deixar o corpo "sarado" a todo custo.


O especialista diz que a prática regular e o respeito aos limites do corpo ajudam a evitar essas lesões.

- Começar de maneira moderada as atividades pode ajudar a preservar as estruturas do ombro e prevenir lesões.

Veja dicas do médico para evitar lesões no ombro:

- Iniciar a atividade de aquecimento com uma curta sessão de corrida, bicicleta ou caminhada (de 5 a 10 minutos).

- Alongar de 30 a 45 segundos cada grupo muscular da região do ombro e cotovelo, respeitando os limites das articulações.

- Movimentar ativamente as articulações em todas as direções (cinco repetições de cada movimento).

- Simular gestos esportivos, como arremesso, braçada (de duas a  quatro repetições, sem impacto ou cargas exageradas).

Fonte: R7


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.