Fisioterapia x Surf







Tendo em vista que o surf e o bodyboard é um esporte amplamente praticado no Brasil, e abrange a todas as pessoas desde crianças até a melhor idade, obter informações e um trabalho específico que possam contribuir para a prevenção, preparação e performance do praticante, é de extrema necessidade. A Fisioterapia Preventiva tem o intuito de promover a saúde e colaborar com o desenvolvimento do esporte radical, conseqüentemente proporcionar aos nossos surfistas e bodyboarders um período maior de recreação dentro e fora da água.

A dor lombar se justifica pelo fato desta ser a maior queixa em relação a dores musculares entre surfistas e bodyboarders. Desta forma, esse projeto visa completar uma lacuna , a nível científico, que aborde este problema tão comum no cotidiano dos surfistas, mas que parece não estar recebendo a devida importância, afastando muitas vezes os surfistas de dentro da água e no caso dos profissionais, prejudicando as suas carreiras.

A paixão pelo surfe, leva a muitos surfistas a passarem horas ininterruptas dentro da água, remando em busca de ondas perfeitas procurando aperfeiçoar suas manobras. Mas a prática do surf assim como a de outros esportes leva a sobrecargas nas estruturas do corpo humano. Como exemplo destas sobrecargas, temos o problema de dores lombares (BABOGHLUIND, 2002).

Os surfistas e bodyboarders que apresentam esse problemas ficam dias sem surfar ou com no mínimo apresentam a sua performance bem comprometida e desconforto local. Além do fator estressante da musculatura no momento da remada no surf e bodyboard; um fator muito importante que observo é a falta ou a má qualidade no alongamento antes e depois do surf.

Houve vários casos de surfistas profissionais que tiveram que se afastar http://www.blogger.com/img/blank.gifde sua vida profissional, por algum tempo, submetendo – se a tratamentos, devido às dores nas costas. Sem falar na grande quantidade de surfistas que ao redor do mundo sofrem com este problema e não se sabem sequer como proceder para sana-lo ou mesmo preveni-lo.

Pra mim esporte é sinônimo de lesão; e é devido a esse fator que busco através da pesquisa observar e verificar as lesões na coluna decorrentes do surf e bodyboard e as condutas preventivas realizadas por estes indivíduos. E descobrir como podemos intervir nessas lesões através da fisioterapia e por que elas ocorrem?
Acredito que novas descobertas através desse estudo poderão contribuir para o desenvolvimento do esporte e da fisioterapia preventiva (quero mostrar que a fisioterapia não é apenas reabilitação no esporte); afinal surf é sinônimo de saúde; e saúde é conhecimento.

Fonte
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online Massagem Desportiva
  • Drive Virtual de Fisioterapia Desportiva, apenas R$ 7,90
  • Eletrotermofototerapia - Curso com Prof. Dr. Thiago Fukuda
  • Combo Joelho e Quadril - Cursos Online
  • Curso Online de Fisioterapia Desportiva


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.