Fisioterapia x Surf








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia x Surf. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

Tendo em vista que o surf e o bodyboard é um esporte amplamente praticado no Brasil, e abrange a todas as pessoas desde crianças até a melhor idade, obter informações e um trabalho específico que possam contribuir para a prevenção, preparação e performance do praticante, é de extrema necessidade. A Fisioterapia Preventiva tem o intuito de promover a saúde e colaborar com o desenvolvimento do esporte radical, conseqüentemente proporcionar aos nossos surfistas e bodyboarders um período maior de recreação dentro e fora da água.

A dor lombar se justifica pelo fato desta ser a maior queixa em relação a dores musculares entre surfistas e bodyboarders. Desta forma, esse projeto visa completar uma lacuna , a nível científico, que aborde este problema tão comum no cotidiano dos surfistas, mas que parece não estar recebendo a devida importância, afastando muitas vezes os surfistas de dentro da água e no caso dos profissionais, prejudicando as suas carreiras.

A paixão pelo surfe, leva a muitos surfistas a passarem horas ininterruptas dentro da água, remando em busca de ondas perfeitas procurando aperfeiçoar suas manobras. Mas a prática do surf assim como a de outros esportes leva a sobrecargas nas estruturas do corpo humano. Como exemplo destas sobrecargas, temos o problema de dores lombares (BABOGHLUIND, 2002).

Os surfistas e bodyboarders que apresentam esse problemas ficam dias sem surfar ou com no mínimo apresentam a sua performance bem comprometida e desconforto local. Além do fator estressante da musculatura no momento da remada no surf e bodyboard; um fator muito importante que observo é a falta ou a má qualidade no alongamento antes e depois do surf.

Houve vários casos de surfistas profissionais que tiveram que se afastar http://www.blogger.com/img/blank.gifde sua vida profissional, por algum tempo, submetendo – se a tratamentos, devido às dores nas costas. Sem falar na grande quantidade de surfistas que ao redor do mundo sofrem com este problema e não se sabem sequer como proceder para sana-lo ou mesmo preveni-lo.

Pra mim esporte é sinônimo de lesão; e é devido a esse fator que busco através da pesquisa observar e verificar as lesões na coluna decorrentes do surf e bodyboard e as condutas preventivas realizadas por estes indivíduos. E descobrir como podemos intervir nessas lesões através da fisioterapia e por que elas ocorrem?
Acredito que novas descobertas através desse estudo poderão contribuir para o desenvolvimento do esporte e da fisioterapia preventiva (quero mostrar que a fisioterapia não é apenas reabilitação no esporte); afinal surf é sinônimo de saúde; e saúde é conhecimento.

Fonte
  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Esportiva no ombro



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.